Meta AI e bancos invadiram o WhatsApp em 2024; relembre 6 fatos
Aplicativo de mensagens ganhou transcrição de áudios e agenda independente do smartphone, entre outras funções.
Aplicativo de mensagens ganhou transcrição de áudios e agenda independente do smartphone, entre outras funções.
Aplicativo mais usado pelos brasileiros, o WhatsApp recebeu diversas mudanças nos últimos 12 meses. A Meta finalmente colocou a inteligência artificial embutida no mensageiro – para alegria de alguns e raiva de outros usuários. Também surgiram melhorias bastante aguardadas, como a transcrição de áudio.
O WhatsApp também passou por mudanças profundas na parte de pagamentos, e descontinuou a função de enviar dinheiro para outras pessoas. Por outro lado, a versão para empresas do app de mensagens ganhou integração ao Pix, facilitando vendas e cobranças de clientes.
O WhatsApp também passou a ser uma alternativa para empresas de serviços. Um dos principais casos é a chegada de bancos, que lançaram seus chatbots com IA para permitir enviar Pix e pagar boletos — em alguns casos, sem necessidade de utilizar o app da instituição financeira.
Nas linhas a seguir, lembre os principais fatos do WhatsApp em 2024. A pergunta que fica: quais funções do Telegram serão copiadas em 2025?
Só se fala em inteligência artificial. De olho neste hype, o WhatsApp anunciou em outubro a chegada da assistente Meta AI para todos os usuários do Brasil.
Com funcionalidades semelhantes ao ChatGPT e Microsoft Copilot, a Meta IA permite que o usuário utilize linguagem natural (como se estivesse falando com outra pessoa) para solicitar recursos. A IA é capaz de responder perguntas e gerar imagens.
A chegada da Meta IA no Brasil foi conturbada, uma vez que o serviço de inteligência artificial recebeu uma suspensão cautelar da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) devido ao uso indiscriminado de dados brasileiros para treinamento de sistemas. Devido ao processo, a Meta se comprometeu a ser mais transparente sobre o tratamento de informações.
É comum receber mensagens de voz no WhatsApp, mas existem momentos em que não é oportuno ouvir os áudios. O recurso de transcrição de áudios estava em testes pela plataforma há alguns anos.
Após uma longa espera, finalmente a funcionalidade de converter áudios em texto foi liberada para todos os usuários do WhatsApp em novembro. Nessa primeira fase, o serviço está disponível apenas para alguns idiomas — e o português é um deles.
Todo o processo é feito no próprio dispositivo do usuário para garantir a privacidade das conversas. Para utilizar a transcrição de áudios, é necessário ativar o recurso nas configurações do WhatsApp; em seguida, basta tocar e segurar uma mensagem de voz, e ativar a opção “Transcrever”.
IA está na moda, e os bancos começaram a surfar nessa onda com chatbots no WhatsApp. Um dos primeiros lançamentos foi a Magie, conta digital 100% controlada no aplicativo de mensagens que reconhece texto, imagens e áudios, e é capaz de fazer Pix e pagar boletos.
A tendência foi seguida por outros bancos, e PicPay, Itaú e Nubank também lançaram serviços similares. A praticidade de ter uma IA diretamente no WhatsApp pode auxiliar em tarefas como divisão de contas, além de facilitar pagamentos — basta encaminhar uma chave Pix ou boleto para proceder com a transação.
Por padrão, o WhatsApp funcionava com base nos contatos do próprio smartphone. Essa situação dificultava o uso das versões para desktop do mensageiro.
Desde outubro, o WhatsApp passou a ter a sua própria agenda de contatos de forma independente do sistema. Isso é legal porque permite ao usuário salvar um número sem adicionar na agenda do celular, e também adicionar contatos em vários dispositivos.
Uma das vantagens é que os contatos salvos no WhatsApp são recuperados automaticamente ao trocar de dispositivo, mesmo se o smartphone anterior for roubado ou perdido. A função também é útil para não misturar contatos pessoais com profissionais.
Essa função deve servir como base para a implementação de nomes de usuário no WhatsApp. O recurso já aparece há algum tempo nas versões beta do aplicativo, e permitirá divulgar seu contato sem necessidade de compartilhar o número de telefone.
Em 2021, o WhatsApp inaugurou sua plataforma de pagamentos no Brasil. O serviço funcionava apenas entre pessoas físicas, e permitia enviar ou solicitar dinheiro dentro do chat. A funcionalidade não conquistou o público, e foi descontinuada no dia 19 de dezembro.
O serviço de pagamentos Meta Pay funcionava em parceria com a Mastercard e Visa, com suporte a alguns bancos e cartões de débito. O usuário não pagava tarifas pelo serviço.
Por outro lado, o WhatsApp continuará com uma funcionalidade de pagamentos para negócios. Em junho, o aplicativo lançou uma integração com o Pix, permitindo iniciar um pagamento direto da tela de mensagens.
Além de grandes lançamentos, o WhatsApp também trouxe melhorias pontuais que melhoraram a experiência do usuário. O filtro para contatos favoritos é um bom exemplo, por facilitar encontrar conversas na sua lista de chats.
Em 2024, o aplicativo ganhou a funcionalidade de eventos em grupos, útil para marcar reuniões, festas, viagens e outros compromissos. Na parte de figurinhas, o WhatsApp trouxe acesso ao acervo do Giphy e o criador nativo de stickers.
Quando se fala de privacidade e segurança, o WhatsApp implementou um bloqueio de captura de telas em imagens de perfis, dificultando o uso de fotos por golpistas. O Meta Verified foi expandido para o WhatsApp Business, permitindo que empresas contratem o selo de verificação.