Hitman 3 não ser indicado a GOTY no The Game Awards não faz sentido

É comum ver jogos excelentes ficando de fora do The Game Awards, mas menosprezar um game tão completo quanto Hitman 3 não faz parte da minha fantasia

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 9 meses
Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)
Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)

O The Game Awards é a premiação que elege os melhores jogos do ano, como um “Oscar dos Videogames”. Porém, muitas vezes, games excelentes não são representados da forma como eles realmente merecem. Nesta edição de 2021, Hitman 3 é um exemplo de título injustiçado que ficou de fora da corrida não só pelo GOTY como também em outras categorias, e isso não faz o menor sentido, pelo menos na minha opinião, é claro.

Hitman 3 merece ser GOTY, só não vê quem não quer

Hitman 3 foi, sem dúvidas, um dos melhores games que joguei em todo 2021. Além da alta qualidade técnica, o último capítulo da trilogia World of Assassination é uma experiência completa e não deixa a desejar tanto em gameplay quanto em enredo. A IO Interactive acertou em vários aspectos e conseguiu entregar um Hitman quase perfeito.

Não é à toa que Hitman 3 segue como um dos jogos mais bem avaliados do Metacritic deste ano, com média 87 de nota. Se considerarmos somente os lançamentos inéditos a partir de janeiro — ou seja, eliminando as atualizações para PS5 e Xbox Series de Disco Elysium e Hades, por exemplo —, o game de stealth é o 15º no ranking de melhores avaliações no site.

Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)
Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)

Lançado em 20 de janeiro deste ano, Hitman 3 abriu 2021 com chave de ouro. Na época da sua estreia, o game foi aclamado tanto pelos jogadores quanto pela crítica especializada. Ele também é o título de maior sucesso comercial da franquia, sendo jogado por mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da própria IO Interactive, divulgados em novembro.

Essa comunidade foi construída graças ao suporte oferecido pela desenvolvedora ao longo do ano. Desde janeiro, Hitman 3 recebe atualizações frequentes com conteúdos novos, como missões especiais e contratos de escalação. Além disso, o game já tem seu segundo ano de conteúdos planejado, com mapas e modos de jogo inéditos para manter a franquia viva.

Mesmo com todos esses pontos positivos, a última aventura do Agente 47 foi ignorada pelo The Game Awards. Para não falar que Hitman 3 foi deixado totalmente de fora da premiação, ele até recebeu uma indicação — na categoria de melhor jogo para realidade virtual/aumentada (🙃). Fora isso, o título não entrou nas categorias de melhor jogo de ação e aventura, melhor direção, muito menos de Game of the Year.

Por que Hitman 3 foi tão menosprezado?

Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)
Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)

Por que o The Game Awards menosprezou tanto Hitman 3? Sinceramente, não faço ideia. A única explicação plausível que consigo pensar é que talvez tenha sido por causa do seu lançamento tão no início do ano. Com isso, estreias mais recentes e com mais investimento e publicidade podem ter ofuscado uma possível indicação de Hitman 3.

A ideia deste texto não é tirar o mérito dos indicados a GOTY da edição deste ano do The Game Awards. Afinal, todos os seis finalistas — Resident Evil Village, It Takes Two, Psychonauts 2, Metroid Dread, Deathloop e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão — têm seus motivos para estarem na corrida pelo título.

Contudo, não dá para ignorar que, talvez, um investimento maior em marketing pode ser o suficiente para levar uma medalha para casa. Os finalistas de cada categoria são escolhidos por um grupo formado por 100 veículos de imprensa — cujo o Tecnoblog faz parte — e influenciadores, e cada um deles tem sua própria preferência.

É possível que Hitman 3 não tenha agradado alguns membros do júri, ou simplesmente não era tão “mainstream” quanto outros indicados na categoria. De qualquer forma, também me assusta não ver Forza Horizon 5 entre os finalistas. Um jogo de corrida com média 92 no Metacritic, sem uma análise negativa sequer da crítica especializada, merecia sim essa nomeação.

Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)
Hitman 3 (Imagem: Divulgação/IO Interactive)

The Game Awards acontece em 9 de dezembro

Com ou sem Hitman 3 ou Forza Horizon 5 concorrendo nas principais categorias da premiação, o The Game Awards ainda vai eleger os melhores lançamentos do ano. A cerimônia acontece em 9 de dezembro, a partir das 22h (horário de Brasília), e nós vamos cobrir em tempo real os vencedores e os anúncios durante o evento.

É sempre bom lembrar que este texto reflete a minha opinião pessoal sobre o assunto. Tem algum outro jogo que você, leitor, acha que deveria ter recebido mais carinho no The Game Awards? Abra seu coração e compartilhe suas indignações com a gente na Comunidade do Tecnoblog!

Receba mais sobre Hitman 3 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados