Início / Especiais / Celular /

Os melhores celulares de 2021, segundo o Tecnoblog

Equipe do TB seleciona e comenta quais foram os aparelhos de maior destaque no ano; confira opiniões sobre os modelos

Victor Toledo

Por

Especial
Os melhores celulares de 2021, segundo o Tecnoblog (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A chegada do final do ano sempre é acompanhada por retrospectivas de diferentes tipos e segmentos, além de premiações feitas pela mídia especializada. Ao longo de 2021, uma série de modelos de smartphones foram lançados por diferentes marcas e você pôde acompanhar tudo nos mínimos detalhes aqui no Tecnoblog.

Dito isso, nas últimas semanas, nossa equipe se organizou para realizar uma votação entre nossos especialistas buscando eleger os melhores celulares do ano. O resultado você acompanha nas linhas a seguir, com algumas justificativas de nossos autores. Boa leitura e boas festas! 🎄🎉

Como a votação foi feita, TB?

Vamos lá! Para que tivéssemos uma eleição justa — e 100% auditável — elaboramos um formulário no qual cada membro da equipe do Tecnoblog pôde montar seu pódio informando três modelos. Sem trazer alternativas aos participantes, pudemos ter a opinião real de cada um dos especialistas sem limitar sua escolha a smartphones pré-definidos.

Ao final do tempo definido para a votação, distribuímos pontuações aos smartphones de acordo com seu lugar no pódio e cada voto recebido. Dessa forma:

  • 1ª posição= 3 pontos;
  • 2ª posição = 2 pontos;
  • 3ª posição = 1 ponto.

Por fim, somamos as pontuações que cada modelo recebeu, colhemos as justificativas daqueles que votaram nos smartphones campeões e montamos um pódio definitivo com os três que mais pontuaram. Regras na mesa, vamos ao TOP 3 do TB.

3ª posição: iPhone 13 – 10 pontos

Câmera dupla do iPhone 13 (Imagem: Divulgação / Apple)
Câmera dupla do iPhone 13 (Imagem: Divulgação / Apple)

Lançamento da Apple para 2021, o modelo padrão do iPhone 13 não poderia ficar de fora do nosso pódio. Confesso que ainda não cheguei a testar o aparelho, mas nossa equipe apontou que as melhorias oferecidas pela Apple foram suficientes para consolidar a hegemonia da empresa no segmento móvel.

O desempenho oferecido pelo processador A15 Bionic somado à otimização de software garantem potência e boa autonomia de bateria — um calcanhar de aquiles dos smartphones da maçã ao longo dos anos. Além disso, o Modo Cinema oferecido pelas câmeras do modelo também pesou para que o aparelho recebesse votos da nossa equipe.

“Com desempenho de sobra e um conjunto cada vez mais consistente de câmeras, o iPhone 13 consolida a hegemonia da Apple no segmento móvel.”

Emerson Alecrim, autor e analista de produtos do Tecnoblog
Selfie com o TCL 20 SE (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2ª posição: Galaxy Z Flip 3 – 15 pontos

Samsung Galaxy Z Flip 3 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Z Flip 3 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Após uma série de problemas relacionados aos smartphones dobráveis, parece que a Samsung acertou a mão no novo Galaxy Z Flip. Sucessor direto da primeira geração, o Galaxy Z Flip 3 conta com uma tela de AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz, tela externa maior de 1,9 polegada e software otimizado para dobráveis, ou seja, dá gosto usar a variedade de recursos oferecidos pelo aparelho.

Em nosso review, foi possível notar também que o design do Galaxy Z Flip 3 é muito superior à primeira geração. Nas palavras de Darlan Helder, nosso analista de produtos: “É como se o primeiro Flip fosse um protótipo e o Flip 3 o produto final. Ele está mais sofisticado, colorido e refinado”. Por essas e outras que o smartphone da Samsung garantiu o segundo lugar nos melhores de 2021.

O Galaxy Z Flip 3 é um dobrável que realmente funciona. O modelo é atraente e traz recursos legais que você pensa em usar em um aparelho com essas características.

Lucas Lima, coordenador de conteúdo do Tecnoblog

1ª posição: iPhone 13 Pro Max – 19 pontos

iPhone 13 Pro Max dourado (Imagem: Divulgação / Apple)
iPhone 13 Pro Max dourado (Imagem: Divulgação/Apple)

Na primeira colocação dos Melhores de 2021 está o poderoso iPhone 13 Pro Max. O aparelho garantiu 19 pontos, superando o dobrável da Samsung na avaliação da nossa equipe. Se os relatos sobre o modelo padrão do iPhone 13 já eram bons, a versão completa do aparelho é ainda melhor, principalmente pela tela de 120 Hz e GPU de 5 núcleos, tratada pela Apple como até 50% superior aos concorrentes.

Além disso, outros aspectos como maior capacidade de bateria, câmera tripla de qualidade e armazenamento de até 1 TB também foram levados em consideração na avaliação do pessoal — isso mesmo, o iPhone 13 Pro Max tem capacidade superior ao HD do meu notebook.

O iPhone 13 Pro Max tem todas as características de um bom celular topo de linha: câmeras que filmam e fotografam em qualidade excelente, design bem-acabado e tela praticamente sem defeitos, apesar do notch. Aliás, a bateria ficou praticamente imbatível com o aumento de capacidade na nova geração.

Paulo Higa, editor-executivo do Tecnoblog
Foto tirada com a câmera frontal do Galaxy A52 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

É isso, pessoal! Iniciamos assim nossa série de conteúdos sobre os melhores de 2021. Ao longo da semana, outras categorias serão abordadas pela nossa equipe trazendo relatos de quem participou da votação.

Ficou com alguma dúvida sobre os modelos citados acima? Não concorda com nossas escolhas? Deixe sua opinião na Comunidade!