Por dentro da Campus Party Recife

Um passeio pela terceira edição da Campus Party no Nordeste

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 9 meses
campus-party-recife-2014-abre-cima

Em sua terceira edição, a Campus Party Recife está ainda maior. Neste ano, o evento dobrou de tamanho, recebe 4.000 campuseiros na parte fechada e ocupa uma área de 27 mil metros quadrados no Centro de Convenções de Pernambuco. Se você está muito longe do Recife, a gente te ajuda a fazer um passeio virtual pelo evento para matar a curiosidade de saber como estão as coisas por aqui.

Mesmo para quem já participou de edições anteriores da Campus Party Recife, o evento está diferente. A Arena, área restrita para quem comprou o ingresso, era localizada no Chevrolet Hall, enquanto o Centro de Convenções de Pernambuco ficava com o camping e a área aberta. Desta vez, o evento ocupa todo o centro de convenções, e há uma opinião quase unânime de que o ambiente está mais organizado e espaçoso.

mapa-campus-party-recife-2014

Open Campus, a área aberta da Campus Party

campus-party-recife-entrada-placa

Não é necessário comprar ingresso para participar da Campus Party Recife. Quem entrar pela porta da frente do Centro de Convenções de Pernambuco vai dar de cara com a Open Campus, nome dado para a parte aberta e gratuita da Campus Party — os mais veteranos ainda chamam a área de Zona Expo. A expectativa da organização do evento é que mais de 50 mil pessoas passem por aqui.

Na Open Campus, dá para comer alguma besteirinha, conhecer novas startups, visitar as salas de formação e, para quem estiver lendo este texto, provavelmente a parte mais legal é o Cubo de Conteúdo da Vivo. A programação do cubo está nesta página e conta com Mystery Guitar Man, Irmãos Piologo, Não Salvo e Jacaré Banguela. Ou seja, mesmo sem ingresso, ainda dá para aproveitar bastante.

campus-party-recife-2014-cubo-conteudo

Das mais de 200 startups que se inscreveram, 50 foram selecionadas para expor suas ideias para o público que visita a Open Campus. Por “público”, entenda não apenas pessoas como eu e você, mas também investidores interessados em apostar em novos projetos. A Campus Party já deixou claro que o foco do evento, de agora em diante, é o empreendedorismo, não mais apenas a conexão absurdamente rápida.

campus-party-recife-2014-startups

Mas como o mundo não é feito apenas de startups, algumas empresas já estabelecidas também abriram seus estandes na Open Campus. Não chega a ser aquela coisa gigante e movimentada da Campus Party realizada em São Paulo, mas há estandes interessantes. Um dos mais bacanas é o do C.E.S.A.R, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, que lançará um robô em formato de andróide para interagir e tirar selfies com os visitantes. Ah, vai ter lutas entre robôs também!

campus-party-recife-2014-cesar

Andando um pouco mais, você vai chegar a uma porta com vários seguranças inspecionando as malas e verificando as credenciais. O que nos leva à…

Arena, onde todos os campuseiros se reúnem e as grandes palestras acontecem

campus-party-recife-filas
campus-party-recife-2014-entrada-dentro

Depois de passar pela segurança e descer as escadas, o destino é a Arena. Para quem já participou de outra Campus Party como campuseiro, não há muito segredo aqui: você vai encontrar um monte de gente conversando, vários computadores com formatos bem diferentes do que se vê por aí, muitos campuseiros assistindo às palestras e participando dos workshops, além de ações promocionais de patrocinadores.

campus-party-recife-2014-abre-baixo

Aliás, participar como campuseiro na Campus Party Recife parece ser bem mais agradável que em São Paulo por causa do ar condicionado, que faz bem o trabalho de resfriar o ambiente e conter o calor gerado pelos milhares de processadores e ventoinhas girando. O problema é sair do evento no meio do dia e aguentar as temperaturas altas do Recife. Mas quem mora por aqui me disse que os últimos dias têm sido “tranquilos”. Então tá, né?

A novidade da Campus Party Recife é o palco Hypatia, dedicado exclusivamente ao tema empreendedorismo, que vai falar de carreira, investidores, internet das coisas, startups e as desafios de uma empresa que ainda está começando. Assim como nos outros palcos, a acústica está ótima e dá para ouvir bem o que os palestrantes estão dizendo.

Os palcos tradicionais continuam disponíveis, então haverá palestras sobre robótica, astronomia, hardware, design, mídias sociais, desenvolvimento, segurança, redes, jogos e mais uma série de assuntos. A parte boa para quem não conseguiu chegar ao evento é que as mais de 300 horas de conteúdo serão transmitidas ao vivo por streaming no Campuse.ro. A agenda das palestras e oficinas está nesta página.

campus-party-recife-2014-palco-michelangelo

Para usar a conexão de 10 Gb/s, só conectando o cabo de rede no computador. A Telefônica Vivo, fornecedora da conexão, e a Futura Networks, organizadora da Campus Party, até pensam na possibilidade de disponibilizar redes sem fio por causa do número cada vez maior de tablets, mas esbarram nas limitações da tecnologia por causa da grandeza do evento. Seria difícil garantir uma velocidade boa com muita gente conectada.

campus-party-recife-2014-10-gb-vivo

Muita gente traz seu próprio roteador Wi-Fi, mas isso nem sempre funciona direito porque, com muitas redes diferentes em operação ao mesmo tempo, na mesma frequência, a qualidade do sinal pode não ficar tão boa.

Bem no meio da Arena está o Cérebro, espaço onde a Telefônica Vivo instala a estrutura responsável por fornecer conexão para todo o evento. E, enquanto não dá para oferecer Wi-Fi na Campus Party, a operadora dá o seu jeito: instalou antenas dedicadas em cima do Cérebro com o objetivo de reforçar os sinais 3G e 4G.

campus-party-recife-cerebro
Mesmo com conexão de 10 Gb/s, a demanda da rede não passa dos 5 Gb/s
Mesmo com conexão de 10 Gb/s, a demanda da rede não passa dos 5 Gb/s

Entrei no espaço para espiar os servidores mais de perto e abaixo você confere algumas fotos.

campus-party-recife-2014-cerebro-1
campus-party-recife-2014-cerebro-2
campus-party-recife-2014-cerebro-3
campus-party-recife-2014-cerebro-4
campus-party-recife-2014-cerebro-5
campus-party-recife-2014-cerebro-6

Se quiser saber mais sobre os equipamentos usados e a estrutura da Vivo, leia este artigo.

Reza a lenda que campuseiro também dorme

Os 4.000 campuseiros vêm de várias partes do Brasil e muitos deles optam por dormir no evento: de acordo com a organização, 1.600 pagaram pelo serviço de camping. Há uma imensidão de barracas, cerca de 1.400 (algumas são duplas), que ocupam praticamente o mesmo espaço que toda a Arena. Para preservar a privacidade dos participantes, o acesso é restrito, mas acho que a foto a seguir ajuda a ter uma ideia do tamanho do espaço.

campus-party-recife-2014-camping

Como, onde, quando?

campus-party-recife-2014-entrada

A Campus Party Recife está sendo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A Open Campus, área de acesso livre, estará aberta das 10h às 21h até sábado (26). Para entrar, basta usar a rampa de acesso do Centro de Convenções de Pernambuco na Avenida Professor Andrade Bezerra s/n, no bairro Salgadinho. Antes de ir para lá, a organização do evento recomenda que você faça um cadastro prévio.

O editor viajou para o Recife a convite da Telefônica Vivo.

Receba mais sobre Recife na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados