Mitos e verdades sobre o mundo do retrogaming

Há muitas regras e dicas dentro da comunidade do retrogaming, porém algumas são mitos e outras nem tanto; confira em nossa lista

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 8 meses
Qual desses mitos e verdades você já conhecia? (Imagem: Tecnoblog / Vitor Pádua)

Você já deve ter ouvido alguém dizer que não se deve assoprar um cartucho ou que usar o videogame em uma televisão pode estragá-la. Essas histórias relacionadas a jogos antigos não são novidades, mas nem todas devem ser levadas ao pé da letra. Se você quer conhecer mais sobre alguns mitos e verdades sobre o mundo do retrogaming, venha comigo e confira nas linhas a seguir.

Verdades do retrogaming

Se você cresceu nas décadas de 80 e 90, então já deve ter escutado muitas dessas histórias em sua infância e adolescência. Muitas delas eram consideradas mentiras que os mais velhos contavam para te impedir de ficar o dia todo na frente da televisão. Porém, algumas são tão verdadeiras quanto o computador em Mortal Kombat 2 ser extremamente roubado. Confira:

1. Videogame parado pode estragar

Os consoles de videogame são eletrônicos, ou seja, precisam de energia elétrica para funcionarem. Se você mantém sistemas como o NES ou o Mega Drive parados por muito tempo (me refiro a meses e anos), é possível que eles deixem de operar. A dica aqui é sempre que possível colocá-los para trabalharem por alguns minutos, assim você garante uma maior vida útil ao aparelho.

2. Não se deve assoprar cartuchos

Sempre que alguém tenta fazer um cartucho de videogame antigo como o SNES ou o Master System funcionar, o primeiro ato é o de levar até a boca e dar aquela assoprada. A intenção é a de remover qualquer poeira, porém o que pode acontecer é o de piorar a situação. Isso porque, ao soprar, resíduos da saliva podem ser lançados ao chip do cartucho, criando problemas relacionados à energia elétrica do item.

Pode ter certeza de que este não é um dos mitos do retrogaming.

assoprar cartucho
Assoprar o cartucho pouco resolve (Imagem: Reprodução / Internet)

3. Emulador é tão bom quanto console original

Vamos deixar claro: não me refiro a toda experiência em si. Há pessoas que preferem cada detalhe que envolve jogar em hardware original e está tudo bem. Meu ponto é a qualidade dos jogos em si. Muitos emuladores oferecem uma jogatina tão boa e até melhor do que os consoles de outrora.

Isso ocorre por causa da evolução tecnológica de PCs e outros periféricos. Se o objetivo for apenas conferir os games retrôs, então a emulação é uma excelente pedida.

4. Jogos ainda são lançados para consoles retrôs

Para quem gosta de fazer sua jogatina usando os consoles autênticos, é sempre válido lembrar que ainda há títulos sendo desenvolvidos para nossos videogames do coração. Nos últimos anos, o cenário independente lançou games para o Dreamcast, Mega Drive, Master System, Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64, entre outros. Mantendo viva a paixão em jogar nesses sistemas.

5. É possível jogar consoles de videogames antigos em TVs modernas

Não é porque a sua televisão só tem entrada para HDMI que não é mais possível curtir o seu Nintendo 64 nela. Sendo assim, é verdade que há alternativas para usar sistemas considerados retrôs em aparelhos modernos.

É necessário desembolsar uma grana com cabos e acessórios que permitem que a imagem seja escalonada, mas ainda assim são alternativas que os entusiastas podem gostar. De qualquer forma, é uma parte muito mais cara desse hobby.

mitos retrogaming
Os clones do Nintendinho também funcionam em TVs modernas (Imagem: Divulgação / Fábio Dedini)

Mitos do retrogaming

Durante a época dourada de revistas como a Ação Games, Super GamePower e Nintendo World, muitas histórias acabaram surgindo. É claro que há uma infinidade de inverdades, mas decidi separar cinco que vivem na mente dos jogadores até os dias de hoje.

1. Videogame estraga a televisão

Para a galera que cresceu na época das televisões de tubo (também conhecidas como CRT), era normal ouvir dos mais velhos (especialmente dos pais) que não era bom jogar muito videogame. O principal motivo é que isso poderia estragar a TV da família. Nenhum argumento a mais era oferecido, apenas de que mais de uma hora de jogos acabaria queimando o aparelho. Bom, isso não era realmente verdade.

2. Todo videogame antigo é raro

Hoje em dia, as pessoas têm a tendência a pensar que qualquer item do passado pode ser considerado raro e, consequentemente, custar muito dinheiro. Não é bem assim. Há consoles como o PlayStation 1 que foi extremamente popular, ou seja, vendeu bastante.

Sendo assim, há muitas cópias por aí do sistema, o que o faz ser antigo, mas nem um pouco raro. Exemplos desses mitos no mundo do retrogaming é o que não faltam.

3. E.T. de Atari é o responsável pelo crash dos videogames

Não é pra tanto. A verdade é que o game baseado no filme E.T. O Extraterrestre é apenas a cereja do bolo que afundou a indústria dos jogos em 1983. Porém, muitos outros fatores como a frequência de lançamentos e o descuido na qualidade dos títulos de Atari foram muito mais relevantes para o que ocorreu na época. O jogo do E.T. é péssimo, sem dúvida, mas há muitas outras obras piores da mesma geração.

ET Atari 2600
E.T. O Extraterrestre do Atari 2600 (Imagem: YouTube / World of Longplays)

4. Sheng Long em Street Fighter 2

Por muito tempo, jogadores e fãs da franquia da Capcom acreditaram que o personagem Sheng Long (suposto mestre de Ryu e Ken) poderia ser desbloqueado em Street Fighter 2. Mas a verdade é que tudo não passou de uma brincadeira de primeiro de Abril da revista americana EGM, que o apresentou em suas páginas afirmando que ele seria um chefe secreto do jogo.

Curiosamente, muitos anos depois, a Capcom decidiu criar o personagem Gouken em Street Fighter IV com muitas semelhanças de Sheng Long.

5. O PlayStation 1 e o Sega Saturn não foram os primeiros consoles de 32 bits

É muito comum ouvir entusiastas afirmando que tanto o console da Sony quanto o da Sega foram os primeiros da chamada geração 32 bits. Na verdade, eles não chegaram nem perto de tal feito. O FM Towns Marty, lançado pela empresa japonesa Fujitsu em 1993, é realmente o primeiro console de videogame de 32 bits da história. Apenas em novembro e dezembro de 1994 é que chegariam o Saturn e o PS1 respectivamente.

mitos retrogaming
O FM Towns Marty da Fujitsu (Imagem: Divulgação)

Se divertir com jogos e consoles antigos traz toda uma nostalgia, além de uma experiência muito diferente do que temos nos sistemas modernos. No Hit Kill 41 exploramos bastante o assunto, não deixe de conferir!

E aí, você já conhecia alguns desses mitos e verdades sobre o mundo do retrogaming? Qual deles mais te surpreendeu? Não deixe de participar da comunidade do Tecnoblog para deixar a sua opinião!

Receba mais sobre Mortal Kombat II na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados