Este post não fala sobre a configuração básica, esta você pode encontrar no próprio how-to do Gmail. Trata-se de um tutorial elaborado pelo pessoal do Lifehacker, ensinando alguns macetes para fazer com que o Thunderbird se integre melhor ao Gmail.

Quem já está usando o Gmail via IMAP, já deve ter notado que algumas pastas como “Itens Enviados” e “Spam” ficam duplicadas. Isto acontece pois uma é a do próprio GMail, e a outra é do Thunderbird.

Através de pequenas configurações, é possível fazer com que o Thunderbird passe a utilizar as pastas do Gmail como padrão.

Uma grande vantagem:

Quando você move um e-mail para a pasta spam do Gmail, através de um cliente como o Thunderbird, ele entende que você está marcando aquela mensagem como spam. Da mesma forma, quando uma mensagem é retirada da pasta spam, ele entende que você está dizendo que aquela mensagem não é um spam. Veja a tabela de interpretações aqui.

No Thunderbird, toda mensagem marcada como spam, é movida para a respectiva pasta do cliente. A partir do momento que você configura o Thunderbird para utilizar a pasta padrão do Gmail, todas as mensagens que forem marcadas como lixo eletrônico, serão movidas para lá.

Levando em consideração estas constatações, podemos dizer que com estas alterações, estaremos integrando o filtro de spams do Thunderbird com o do Gmail. Desta forma o programa passará ao Gmail o treinamento anti-spam já recebido.

Agradeço ao amigo Donizetti que deu a dica através do Twitter.

Receba mais sobre Dicas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados