O Webmonkey fez um gráfico bacana, com as estatísticas de uso do Internet Explorer e do Firefox desde Maio de 2006. O gráfico mostra que o Firefox vem ganhando espaço pouco a pouco, enquanto que maior rival segue exatamente o caminho contrário.

Nenhuma novidade até aqui.

Seguindo a lógica deste gráfico, o número de usuários do browser da Mozilla, poderia ser maior do que o da Microsoft em cerca de um ano. Poderia, (como bem lembrou Matt Asay) não fosse pelo fato de que os dados utilizados no gráfico, foram extraídos dos logs de acesso de um site, cujos visitantes são em sua maioria geeks.

É sempre bom ver que o Firefox está se expandindo (que o digam os webdesigners), mas neste caso a situação se inverte, e você se pergunta ‘que tipo de geek ainda insiste em usar Internet Explorer?’.

Matt Asay também destacou esta questão em seu artigo. Ele não conseguia se lembrar nem qual foi a última vez que teria utilizado o Internet Explorer voluntariamente. Ele -assim como eu e a maioria dos não-usuários de IE- utiliza um browser alternativo por gostar dele, e das inúmeras vantagens sobre o tradicional navegador da Microsoft.

Eu dou destaque às extensões -ao contrário do Marco Gomes que usa Safari, eu não consigo ficar sem-, e outras inúmeras vantagens que o Firefox possui. Estas vão desde o design, até a forma como ele interpreta as páginas da web.

Em uma de minhas visitas à sede brasileira do maior site de comércio eletrônico da América Latina, me deparei com uma situação interessante. Todas as máquinas que avistei rodavam Internet Explorer 6, e para completar, o único funcionário que utilizava Firefox, a equipe chamava de “Nerd”. E isso ele era bem pouco.

Qualquer navegador que queira ganhar espaço hoje em dia, estará enfrentando o mesmo vilão que desbancou o saudoso ICQ – o sistema operacional. Enquanto a Microsoft for a toda poderosa, o IE também o será, assim como o Windows Láivi Messenger.

Tenho certeza que isso muda, assim que o software livre (aka Linux) desbancar Windows e Mac OS, mas…

…eu já disse que acredito em fadas?

Receba mais sobre Firefox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados