A próxima grande atualização para Windows 10 se chama Creators Update, e vem sendo preparada há meses pela Microsoft. Ela traz ajustes na interface, avanços para a assistente Cortana, melhorias no desempenho de jogos, e mais. O Creators Update será liberado para todos em 11 de abril, e quem estiver com pressa pode baixá-lo agora mesmo. Reunimos abaixo o que há de novo.

Ajustes no Menu Iniciar

Você pode agrupar vários blocos dinâmicos em uma pasta, assim como no Windows 10 Mobile; os Live Folders exibem atualizações dos apps que estão dentro deles. Além disso, agora é possível ocultar a lista de aplicativos à esquerda e exibir apenas os blocos dinâmicos.

Luz noturna

A função Luz Noturna do Windows 10 permite diminuir a cor azul da tela, evitando cansar a vista e também ajudando você a ter um sono melhor. É algo semelhante ao conhecido programa F.lux, só que feito de forma nativa.

Modo de Jogo e integração com Beam

O Windows 10 conta com uma função chamada Modo de Jogo (Game Mode) que promete melhorar o desempenho de jogos, reduzindo a prioridade de outros programas que não sejam o jogo em questão, e melhorando a distribuição de tarefas entre os núcleos do processador.

Além disso, agora é possível fazer stream direto para o Beam – concorrente da Microsoft para o Twitch – pressionando Win+G e selecionando a opção de fazer stream.

Paint 3D

O Paint foi reescrito do zero para a plataforma universal do Windows, e ganhou uma nova interface e a capacidade de criar e editar objetos em 3D. Nós fizemos um tour pelo novo app, que você confere aqui.

Compact Overlay

Uma das novas APIs do Windows 10 Creators Update permite que desenvolvedores implementem a opção de fixar aplicativos universais para ficarem sempre no topo. É basicamente um PiP (Picture-in-Picture), para assistir vídeos enquanto você usa outro app. Os primeiros aplicativos a usar a novidade são o Filmes & TV e o Skype. É possível mover a janela para qualquer canto da tela.

Temas

Você pode personalizar o Windows 10 com temas, assim como em versões anteriores do sistema; basta ir em Configurações > Personalização > Temas. O pacote altera as cores, o plano de fundo, os sons e o cursor do mouse. É possível adquirir temas na Loja do Windows.

Menu de compartilhamento

O novo menu de compartilhamento mostra os aplicativos disponíveis em uma janela, e permite baixar outros na Loja. Isso deixa de lado o design do Windows 8, que exibia um menu na lateral da tela.

Opções de privacidade

O Windows 10 ganhou controles melhores para você ajustar a coleta de dados do sistema. Ao atualizar para o Creators Update, você verá uma tela com opções de localização, reconhecimento de voz, diagnóstico e anúncios personalizados. Essas opções estarão ativadas ou desativadas dependendo das suas configurações atuais.

Touchpad virtual

Tem um dispositivo com touch? Agora o Windows tem um touchpad virtual, útil se você conecta o tablet usando Miracast ou até mesmo com fio em outro monitor ou TV.

A função também é útil se você encontra aquele app clássico para desktop ou um site que não é otimizado para touch. O touchpad virtual possui suporte total a todos os gestos de um touchpad de precisão comum.

Melhorias no touchpad de precisão

O touchpad de precisão (com drivers mantidos pela Microsoft) reconhece seus toques de forma diferente, tornando-se mais preciso e ganhando dezenas de gestos personalizados – e até alguns inusitados, como alterar o volume do Windows com gestos, trocar de música e até mesmo maximizar ou minimizar janelas. É possível também adicionar atalhos de teclado como gestos.

Sim, as configurações são imensas, e ainda tem mais, como a opção de configurar gestos personalizados para 3, 4 e 5 dedos separadamente.

Cortana

Em um ambiente silencioso, agora você pode falar “Ei Cortana” com até 10 metros de distância; se for um ambiente com mais barulho, até 6 metros. E a nova opção de deixar a Cortana em tela cheia ajuda muito se você conecta o laptop ou tablet na TV.

Livros na Windows Store

Antes tarde do que mais tarde, a Microsoft finalmente lançou livros na Windows Store. Eles ficam disponíveis dentro do Edge, e não são protegidos por DRM. Como os livros estão no formato .epub, eles podem ser visualizados com qualquer aplicativo ou em qualquer dispositivo.

Vale ressaltar que só é possível comprar os livros se sua região for “Estados Unidos” nas configurações; eles serão cobrados em dólar.

Windows Mixed Reality

A Microsoft chama de realidade mista a combinação entre objetos reais e o mundo virtual. Essa ideia começou no HoloLens, e está chegando a todos os dispositivos com Windows: você poderá usar apps de Mixed Reality no seu computador.

Parceiras da Microsoft também estão criando headsets de realidade mista que serão lançados até o final do ano, e custarão a partir de US$ 300.

https://www.youtube.com/watch?v=67yLuiSfMWM

Menções honrosas

  • A atualização traz cerca de 4 mil novas APIs aos aplicativos universais.
  • Agora é possível conectar o smartphone via Bluetooth e o Windows irá bloquear o PC automaticamente dependendo da distância do celular.
  • O atalho Win+Shift+S permite selecionar uma área específica da tela e coloca a imagem na área de transferência.
  • Nas Configurações, agora é possível ativar uma opção que limpa arquivos temporários e lixeira automaticamente.
  • O Microsoft Edge agora salva várias sessões se o usuário desejar, possui suporte a pagamentos padronizados (como o Apple Pay no macOS) e muito mais.
  • Se você fizer uma instalação limpa do Windows 10 Creators Update, poderá escolher suas configurações iniciais usando a Cortana, e será mais fácil escolher opções de privacidade.
  • A Cortana em inglês lembra quais apps e abas do Edge estavam abertas em um PC, e sincroniza tudo com outros dispositivos. (Espero que isso chegue logo para a Cortana brasileira!)
  • O Windows Defender foi redesenhado com base na plataforma UWP para aplicativos universais.
  • Você pode adiar grandes atualizações por até 1 ano, e atualizações menores de segurança por até 30 dias.
  • Há uma nova opção nas configurações que bloqueia instalação de aplicativos fora da Loja.
  • O subsistema do Linux inclui várias melhorias, maior suporte a redes, e agora pode rodar Apache ou .NET Core.
  • O Regedit conta com uma barra de endereço.
  • Melhorias para telas com alta resolução e com vários monitores conectados. É possível tornar qualquer app adaptável a DPI superior a 100% configurando nas propriedades de qualquer aplicativo; com a função ativada, o aplicativo também se adapta a diferentes tipos de DPI entre monitores.
  • Suporte nativo a Dolby Atmos e a som espacial.

Há outras mudanças menores no Creators Update, detalhadas aqui. Você vai atualizar? Já está testando esta versão do Windows 10? Compartilhe abaixo nos comentários.

Atualizado em 12/04

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Canal Exclusivo

Relacionados