E3 2019: Fifa 20, Keanu Reeves em Cyberpunk 2077, Doom Eternal e mais

EA, Microsoft e Bethesda mostraram suas novidades no fim de semana da E3 2019

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 11 meses
cyberpunk 2077 keanu reeves

A E3 2019 começou com grandes anúncios, como o já esperado Fifa 20, pela EA, além de surpresas na Microsoft, como um trailer inédito de Cyberpunk 2077 (com o Keanu Reeves) e detalhes do novo console Project Scarlett. Pela Bethesda, Doom Eternal foi a grande estrela da noite, com um novo modo multiplayer e ação frenética. Fallout 76 ganhará um modo Battle Royale e Shinji Mikami sobe ao palco para apresentar seu novo game: GhostWire Tokyo. Veja os destaques do fim de semana da E3 2019.

A maior feira de games do mundo acontece em Los Angeles, dos dias 11 a 13 de junho. As principais conferências, no entanto, começaram no sábado (9), com o EA Play, e vão até a terça-feira (11), quando a Nintendo encerra as apresentações. Aqui, no Tecnoblog, você acompanha os destaques de cada apresentação. Nessa primeira parte, confira o que mais chamou a atenção.

EA (Eletronic Arts)

fifa 20

Esse ano, a EA apostou num formato diferente das tradicionais conferências da E3. Ao invés de subir ao palco – apenas uma vez – e apresentar suas novidades, a desenvolvedora usou seu evento próprio (EA Play) para fazer anúncios ao longo do sábado. Vale lembrar que o EA Play acontece em paralelo a feira da E3 e apenas usa o hype desta época do ano.

Fizeram parte das apresentações jogos como Fifa 20 (já mais do que esperado, porque sai todo ano), Madden NFL 20, Apex Legends (anúncio da Segunda Temporada), Star Wars Jedi: Fallen Order, Battlefield V (com três novos mapas) e The Sims 4 (com pacote de expansão Ilhas Tropicais).

Veja os principais destaques:

FIFA 20

Como já era de se esperar, a EA anunciou o novo game da franquia de futebol que é, sem dúvidas, uma das joias da casa. Um dos principais destaques do título fica para o sistema VOLTA Futebol, que levará os jogadores dos campos para as ruas, em partidas que podem ser personalizadas de acordo com seu estilo.

A EA Sports também parece ter ouvido os fãs e promete algumas mudanças na jogabilidade do Fifa 20, como, por exemplo, reajuste na física da bola (que deve se comportar de forma mais realista), redução nas habilidades da inteligência artificial dos defensores e alterações no sistema de dribles, que levará em consideração o status de cada jogador para definir se este conseguirá passar pelos defensores.

A ideia com essas e outras mudanças, segundo a desenvolvedora, é dar mais liberdade em campo para o jogador atacar e defender. Fifa 20 será lançado em 27 de setembro deste ano para PS4, Xbox One e PC. O Nintendo Switch também receberá o jogo, mas ainda não há uma data definida.

Star Wars Jedi: Fallen Order

A Eletronic Arts, finalmente, mostrou o primeiro gameplay de Star Wars Jedi: Fallen Order. A demonstração durou quase 15 minutos e apresentou o protagonista Cal Kestis. Você, no controle de Cal, pode criar combos entre os poderes da Força e do seu sabre de luz para lançar golpes devastadores e refletir projéteis de inimigos, por exemplo. Star Wars Jedi: Fallen Order será lançado em 15 de novembro para PS4, Xbox One e PC.

De uma forma geral, a movimentação parece um pouco lenta (especialmente dos inimigos) e, não sei em que dificuldade essa demo foi jogada, mas os adversários não aparentavam ser muito difíceis de eliminar e até “esperavam a vez” para atacar. Assistam ao gameplay e tirem suas conclusões:

Microsoft

A conferência da Xbox abriu os trabalhos do domingo e usufruiu da ausência da concorrente Sony, na E3 deste ano, em seu favor. A fabricante concentrou para si alguns anúncios de peso, como um novo trailer de Cyberpunk 2077, com direito a aparição do ator Keanu Reeves no palco (ele fará parte do jogo) e o anúncio do Project Scarlett, o codinome do novo console da Microsoft.

Com um total de 60 jogos mostrados em quase duas horas de conferência, algumas parcerias com estúdios conhecidos também foram oficializadas, como a Double Fine (Brutal Legends, Psychonauts e Broken Age), com direito ao game designer Tim Schafer subindo ao palco para anunciar Psychonauts 2. A Ninja Theory (Hellblade: Senua’s Sacrifice), que se uniu ao Xbox Studios no ano passado, trouxe o primeiro trailer do seu novo game do tipo arena: Bleeding Edge.

Vamos aos principais destaques:

Cyberpunk 2077

cyberpunk 2077

Sem a Sony e seu hype sobre The Last of Us 2, a CD Projekt Red (The Witcher III) está com quase todos os holofotes sobre seu próximo RPG de ação em mundo aberto: Cyberpunk 2077. O game que estará disponível para Xbox One, PS4 e PC, ganhou data de lançamento para 16 de abril de 2020. O jogo promete elevar as consequências das suas escolhas a um novo patamar, segundo a desenvolvedora.

Na conferência da Microsoft, um novo trailer mostra uma negociação (em torno de um chip) que deu muito errado, o que culminou numa sangrenta troca de socos, tiros e armas cibernéticas – saídas dos próprios corpos dos personagens. Quando todos que assistiam já pareciam satisfeitos, eis que na última cena do trailer aparece o ator Keanu Reeves, que no game dá vida ao personagem Johnny Silverhand.

E não é que ele apareceu no palco da conferência também? Nem preciso dizer que todos na plateia foram à loucura (inclusive essa pessoa que vos escreve). Além de emprestar a voz e aparência para o jogo, Keanu fez toda a animação em motion capture do personagem.

Assista ao novo trailer de Cyberpunk 2077:

Project Scarlett

Quando Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, voltou ao palco pela última vez, todos imaginaram que ele faria o anúncio do próximo console. E foi mais ou menos isso. Na verdade, ele apresentou o Project Scarlett – que basicamente é um codinome para a próxima plataforma da empresa.

Sem mostrar nada do visual do futuro console, apenas um trailer foi exibido dando alguns detalhes do novo hardware, que terá processador próprio criado em parceria com a AMD – prometendo quatro vezes mais desempenho. O Project Scarlett também rodará jogos em 120 frames – segundo a Microsoft, terá Ray Tracing (para luzes e sombras mais realistas e em tempo real), SSD, integração multiplataforma com PC, além de foco em cloud service e streaming.

E tem mais uma novidade. O console chega no final de 2020 e já com Halo Infinite no lançamento. Veja o trailer do game:

Outros anúncios

Vários outros trailers foram mostrados, como The Outer Worlds, da Obsidian. O jogo chega dia 25 de outubro deste ano. Além deste, foram exibidos os vídeos de Blair Witch, Minecraft: Dungeons, Battletoads, Age of Empires II – Edição Definitiva (com nova campanha), LEGO Star Wars – The Skywalker Saga, Dragon Ball Game Project Z Kakarot, Forza Horizon 4 – Lego Speed Champions (a expansão chega esta semana), Phantasy Star Online 2, dentro outros.

É claro que Gears 5 não ficou de fora, e descobrimos que o jogo chega dia 10 de setembro deste ano. Um novo trailer foi exibido também, apresentando o modo Escape – uma experiência cooperativa entre três jogadores.

gears 5

Também foi revelado que o Xbox Elite Wirelles Controller ganhou melhorias nos botões, formas de customização, além de mais agilidade na resposta. É possível usá-lo tanto no Xbox One quanto no PC e o acessório conta com bateria interna que entrega até 40 horas de duração por recarga, segundo a Microsoft.

Por fim, mas não menos importante, um dos anúncios que muitos estavam esperando aconteceu: Elden Ring, da Bandai Namco e From Software (Dark Souls). O jogo foi criado numa parceria entre Hidetaka Miyazaki e George R. R. Martin. Assista ao teaser:

Bethesda

O início da conferência da Bethesda foi quase que um pedido de desculpas via trailer e com a presença de Todd Howard (diretor e produtor executivo da Bethesda) no palco. Muito por conta do lançamento não tão acalorado de Fallout 76, que sofreu críticas massivas por bugs, mecânicas quebradas e uma série de outros problemas no lançamento.

fallout 76

Segundo Howard, a desenvolvedora admite os erros e têm ouvido as críticas da comunidade do game. Várias melhorias já foram implantadas, de acordo com a Bethesda, e updates ainda estão para chegar, enterrando os rumores de que a desenvolvedora jogaria a toalha para o título.

Inclusive, uma das novidades será o update Wastelanders, que promete mudar muito o jogo atual. Especialmente com a adição de NPCs humanos, e com opções de diálogos. Algo que os jogadores pediram desde o lançamento. Fallout 76 também ganhará um modo Battle Royale, para 52 jogadores simultâneos, com a chegada de Nuclear Winter. Detalhe importante: todas essas atualizações serão gratuitas para 2019 ainda.

Veja outros destaques:

The Elder Scrolls: Blades

O título ganhou uma atualização com modo arena e quests inéditas com dragões, é claro. Afinal, Elder Scrolls sem dragão não combina. Essas e outras novidades chegam neste domingo (9) para as versões do título para iOS e Android.

E tem mais: The Elder Scrolls: Blades ganhará uma versão para Nintendo Switch, também de forma gratuita, ainda este ano. A Bethesda afirma que o jogo será multiplataforma entre os games mobile e no console da Nintendo.

Doom Eternal

doom eternal

O game de tiro em primeira pessoa, de velocidade insana de movimentos, foi a grande estrela da noite. Sobre a história de Doom Eternal não há muito o que inventar: você é um super caçador de demônios e a única esperança capaz de prevenir que a Terra seja totalmente aniquilada.

Na verdade, o que importa mesmo em Doom é que ele, ao menos nos vídeos de gameplays mostrados, continua incrivelmente divertido para o que se propõe a fazer: transformar o jogador numa máquina trituradora de monstros, turbinada à base de combustível de foguete.

O game será lançado no dia 22 de novembro e ainda terá um modo multiplayer chamado de Battlemode, onde você poderá escolher entre jogar controlando um Caçador ou um próprio demônio.

Outros anúncios

Rage 2 ganhará mais novidades ao longo de 2019. Novos veículos, novas armas, inimigos inéditos (e um verme terrestre gigante), novos modos de jogo e até mesmo a possibilidade de pilotar Mechas.

O trailer de Wolfenstein: Youngblood foi apresentado também e traz a possibilidade de ser jogado solo ou em modo cooperativo. O game será lançado dia 26 de julho para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

A Bethesda também trouxe trailers para os anúncios de Deathloop, da Arkane Lyon; um vídeo cinemático para The Elder Scrolls Online: Elsweyr; e apresentou Orion, sua nova tecnologia para streaming.

Shinji Mikami (Resident Evil) subiu ao palco para apresentar seu novo game, GhostWire Tokyo. Nele, você precisa descobrir um mistério por trás do desaparecimento dos habitantes de Tóquio, no Japão. As pessoas, literalmente, sumiram das próprias roupas. Para isso, você deverá conduzir investigações por um universo paranormal, onde alguns espíritos podem ou não te ajudar. Assista ao teaser:

E tem mais E3 2019 no Tecnoblog. Vamos trazer o resumo das principais conferências por aqui!

Receba mais sobre Cyberpunk 2077 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados