Vale a pena jogar: Ratchet & Clank – Em Uma Outra Dimensão

Jogo traz novos personagens, humor, mais opções de gameplay e saltos dimensionais. Vem conferir nossa análise

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 11 meses
Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Divulgação/Insomniac Games)

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão chega para ser mais que uma sequência da série que existe desde o PS2. A adição dos novos personagens se encaixa bem com a história (destaque para Rivet que rouba a cena por várias vezes), as tiradas cômicas são colocadas no tempo certo e o gameplay é fluido e divertido. O jogo chega dia 11 de junho no PS5 e traz textos e dublagem em PT-BR.

Antes de começarmos, um aviso: não há spoilers nesta análise!

Em Uma Outra Dimensão, Ratchet divide os holofotes com uma nova Lombax, Rivet, que compartilha dos mesmos movimentos, habilidades e equipamentos que o melhor amigo do robozinho Clank. Outro destaque é o tão anunciado efeito de cruzar dimensões. Recebi a chave do jogo, de forma antecipada, da PlayStation e tive bastante tempo para testar essa mecânica.

Esse recurso é muito bem executado e a primeira vez que fiz um desses pulos não pude evitar de dar um leve sorrisinho. Nada engasgou e a transição de cenários flui bem suave. Para terem uma ideia básica de como isso funciona, não é como se Ratchet ou Rivet lançassem uma corda e se puxassem para a fenda dimensional. Eles lançam essa tal corda e puxam parte do cenário para si. Neste caso, é a “montanha que vem a Maomé” – como naquele ditado antigo.

Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão
As fendas dimensionais em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Outra coisa que vale dizer, logo de início, é que você não precisa ter jogado o primeiro game para começar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. Apesar de ser uma continuação, acontecimentos passados são mencionados ao longo da campanha e novatos na franquia não terão problemas para se adaptar aos controles ou entender o que está acontecendo. Quanto a isso, jogue tranquilo.

Não é só correr, pular e atirar

Ratchet, Rivet e companhia precisam fazer muito mais para derrotar Valentões (um dos tipos de inimigos do jogo), criaturas hostis dos planetas e o próprio Nefarious, que mais uma vez será uma pedra no sapato dos heróis. Além de armas com efeitos variados, você poderá interagir com o ambiente e até com algumas criaturas que poderão te ajudar na sua aventura.

Desde caramujos a jato (para atravessar lagos tóxicos) a dinossauros voadores, trilhos abandonados e construções, é sempre bom ficar de olhos abertos em possibilidades, do próprio cenário, para superar obstáculos.

Mas como disse, Em Uma Outra Dimensão não ficará restrito apenas ao estilo ação e aventura. Há alguns puzzles para resolver tanto envolvendo personagens coadjuvantes quanto os principais. Os quebra-cabeças não são tão desafiadores, mas ao menos foram inseridos de forma coerente na campanha e fazem parte da história. Não fica aquela sensação de peça deslocada do contexto geral.

Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Outra mecânica do título, que ajuda a mudar um pouco os ares, são as perseguições. Quando tudo parece estar calmo e sob controle, eis que alguma situação ou mesmo adversário te coloca para correr (muito!). Essa mecânica de “corra para as colinas”, quando bem aplicada, dá uma boa sacudida no gameplay e ajuda a acordar o jogador, especialmente após algumas sequências mais mornas.

Falando agora em específico dos combates, a não ser que esteja jogando na dificuldade mais alta, eles não vão fazer cair os seus cabelos, mas há uma dose interessante de desafio, especialmente ao enfrentar chefões ou contra adversários de elite. Uma boa forma de treinar encarar vários inimigos ao mesmo tempo é participar da arena do jogo (uma das missões opcionais), que será desbloqueada conforme avançar na aventura.

Armas inusitadas e sistema de progressão

Outro ponto alto de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão são as armas que o jogador pode desbloquear. Elas não são muitas, mas uma vez compradas, podem ser melhoradas usando Raritâneo (um mineral meio azulado). Inclusive, invista Raritâneos com sabedoria, pois como o próprio nome sugere, eles são raros de encontrar.

O jogador terá a liberdade de escolher algumas combinações de armas preferidas para deixar no atalho principal de combate e as demais ficarão em um menu radial. Como vai organizar essas armas, por grau de uso e/ou importância, é com você. Inicialmente, uma dica pode ser investir em melhorias nas armas que está mais usando.

Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Isso porque quanto mais usa uma arma, mais espaços para aprimoramentos irá desbloquear para este equipamento e, consequentemente, mais mineral raro será necessário para fazer os upgrades e ativar poderes únicos, específicos para cada armamento.

Você compra suas armas na loja itinerante da simpática Sra. Zurkon, que sempre faz uma bela introdução das funcionalidades de cada novo item de destruição de inimigos que aparece em seu catálogo. Inclusive, esses anúncios são hilários.

Não esqueça de explorar o mapa

Inicialmente, imaginei que a quantidade de planetas e dimensões a serem visitadas seria maior, mas ao menos é possível revisitar esses lugares mesmo que não estejam diretamente ligados ao seu progresso na missão principal. Se você for do tipo que gosta de coletar tudo e descobrir cada item escondido, é mais do que recomendado retornar e explorar melhor esses locais.

Há colecionáveis e até Raritâneos que só poderão ser alcançados após desbloquear alguma habilidade que te possibilite, por exemplo, correr mais rápido para pegar impulso ou mesmo dar uma arrancada no ar enquanto estiver saltando.

Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Além de coletar parafusos (que são a moeda do jogo e usada para comprar armas), explorar os cenários pode revelar algumas surpresas, como fendas dimensionais que contêm uma série de obstáculos e te recompensa, ao chegar no final, com peças de armadura (cada set tem bônus específicos).

Ao encontrar Parafusos de Ouro você desbloqueia recompensas, como mods para os personagens e para o jogo e até algumas trapaças. Caixas e outros objetos quebráveis pelo caminho também podem guardar parafusos, orbes de saúde e munição, que costuma acabar na velocidade de um espirro.

Finalmente, fique atento aos Spybots da Resistência, que estão escondidos nos lugares mais curiosos. Esses pequenos robôs protegem pesquisas criptografadas sobre armas. Encontrar todos fará com que a Sra. Zurkon fabrique uma arma suprema para você.

Cenários detalhados para locais variados

Visualmente falando, fica claro que o jogo foi pensado em extrair o máximo que pudesse do hardware do PS5. Desde detalhes em sombras, reflexos dinâmicos e explosões, no geral, as coisas funcionaram bem e não notei queda de quadros significativos ou que pudessem impactar na dinâmica do gameplay.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Divulgação/Insomniac Games)

Alguns bugs apareceram, como quando fiquei presa numa parede ou flutuando no ar, mas são coisas que acredito que podem ser consertadas com um patch. A primeira vez que joguei ainda não tinha a atualização do Day-1, mas fazendo uma segunda partida (após instalar o patch), não identifiquei mais problemas como esses.

Apesar de não haver tantos planetas ou dimensões como eu gostaria, o que é apresentado é detalhado de forma satisfatória e o mais importante: são ambientes diferentes. Afinal, como estamos falando de planetas e dimensões variadas (até em espaços de tempo diferentes) é natural que existam biomas distintos também.

Personagens cativantes e dublagem de primeira

Normalmente, falo de personagens ao longo de algum outro tópico, mas a localização e dublagem de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão ficou tão incrível que ganhou seu espaço próprio aqui. A qualidade da localização dos textos e diálogos e, principalmente, a dublagem do jogo está num nível de filmes da Disney, no quesito encantamento.

Já falei sobre o anunciante das armas da Sra. Zurkon, não é? Então, vocês entenderão o porquê jogando. A própria vendedora de armas é uma doçura de robô; ela é amável e até maternal ao tratar Ratchet e Rivet o que contrasta, comicamente, com o seu ramo de negócios.

Ratchet & Clank Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Divulgação/Insomniac Games)

Ratchet e Clank já eram personagens cativantes, mas a Rivet roubou meu coração e boa parte do estrelismo do título também. Há outros personagens secundários, que aparecem ao longo da sua jornada, que também são bem carismáticos. Até mesmo o Nefarious vai te tirar algumas risadas.

Vale a pena jogar Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão?

Sim! Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é um game com dificuldade moderada e temática mais leve o que, possivelmente, pode atrair jogadores mais casuais. Mesmo os que se consideram hardcore têm chances de se divertir bastante também.

O gameplay, apesar de essencialmente ser de ação e aventura, traz algumas mudanças de mecânica para não cair na mesmice o tempo todo e conta com um sistema de exploração limitada, mas dentro da proposta do título: ser uma experiência linear com backtracking.

Os pulos dimensionais, tão falados e mostrados em trailers, funcionam de forma lisa e ajudam, não só para transpor obstáculos mais facilmente como também para criar estratégias de combate. Pelo visual dá para notar que o game foi desenvolvido 100% com o PS5 em mente e os personagens são muito cativantes.

Ratchet e Clank: Em Uma Outra Dimensão
Modo fotografia em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Mesmo se não tiver jogado nada da série até agora, se puder, dê uma chance. Este pode não ser o principal jogo do PlayStation 5 para este ano, e até parece um pouco genérico, mas certamente valerá seu tempo investido!

Receba mais sobre Ratchet & Clank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados