Raspberry Pi comemora 10 anos; confira todos os modelos lançados até hoje

A Raspberry Pi Foundation produziu e lançou diversas versões do microcomputador; conheça detalhes a respeito de cada modelo

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 11 meses
Raspberry Pi (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Raspberry Pi (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O tempo passou e o Raspberry Pi completou 10 anos de existência em 2022. Desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation, esse microcomputador reúne os componentes essenciais para o funcionamento em uma única placa lógica. Ao longo dos anos, diversas versões foram oficializadas com especificações diferentes. Abaixo, vou te mostrar os principais modelos lançados até hoje.

Model B

Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Model B, ou simplesmente Raspberry Pi, foi o primeiro modelo lançado oficialmente. Ele chegou ao mercado com um processador single-core Broadcom BCM2835, com velocidade de 700 MHz, GPU VideoCore IV e 256 ou 512 MB de RAM. Esse microcomputador também oferecia duas portas USB, um porta Ethernet e entrada para cartão SD.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2012

Model A

Model A (Imagem: Divulgação/Raspi.TV)
Model A (Imagem: Divulgação/Raspi.TV)

O primeiro Model A entregava especificações mais modestas. Esse modelo apostou no mesmo processador single-core Broadcom BCM2835 e GPU VideoCore IV, mas tinha apenas uma versão com 256 MB de memória RAM, uma porta USB e entrada para cartão SD.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2013

Model B+

Model B+ (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Model B+ (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Model B+, como o próprio nome sugere, é uma versão aprimorada do primeiro Raspberry Pi. Apesar dele trazer o mesmo processador e GPU, esse dispositivo tem uma única versão com 512 MB de RAM, quatro portas USB, uma porta Ethernet e entrada para cartão microSD.

  • Data de lançamento: julho de 2014

Pi 2 Model B

Pi 2 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi 2 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi 2 Model B entrega um hardware mais potente. Ele se destaca pelo processador Broadcom BCM2836 quad-core, com núcleos de 900 MHz, e 1 GB de RAM. O microcomputador também entrega quatro portas USB, uma porta Ethernet, GPU VideoCore IV e slot para microSD.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2015

Pi Zero

Pi Zero (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi Zero (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi Zero é uma versão mais simples. A Raspberry manteve o processador Broadcom BCM2835 single-core, mas aumentou a velocidade para 1 GHz. Esse modelo também oferece 512 MB de RAM, duas portas microUSB (uma com suporte a OTG), uma porta mini HDMI e entrada para cartão microSD.

  • Data de lançamento: novembro de 2015

Pi 3 Model B

Pi 3 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi 3 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi 3 Model B evoluiu bastante quando comparado aos modelos anteriores. Essa versão entrega um processador BCM2837 quad-core, com núcleos Cortex A53 de 1,2 GHz, aliado a 1 GB de RAM. Outras características incluem: quatro portas USB, uma porta HDMI, entrada para cartão microSD, Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 4.1.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2016

Pi Zero W

Pi Zero W (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi Zero W (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi Zero W trouxe pequenas melhorias com relação ao modelo original. A Raspberry não alterou o processador, quantidade de portas microUSB e memória RAM, mas inseriu suporte a Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 4.2.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2017

Pi 3 Model B+

Pi 3 Model B+ (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi 3 Model B+ (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi 3 Model B+ aprimorou as especificações do modelo tradicional. A fabricante inseriu um novo processador (BCM2837B0) com quatro núcleos Cortex A53 de 1,4 GHz, porta Ethernet com velocidade de até 300 Mbps, Wi-Fi b/g/n/ac e Bluetooth 4.2. A memória RAM de 1 GB, as quatro portas USB e a porta HDMI foram mantidas.

  • Data de lançamento: março de 2018

Pi 4 Model B

Pi 4 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)
Pi 4 Model B (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi 4 Model B é um dos mais completos. Esse modelo traz um processador BCM2711 quad-core, com núcleos Cortex A72 de 1,5 ou 1,8 GHz, dependendo da versão, e 1, 2, 4 ou 8 GB de RAM. O microcomputador também tem quatro portas USB (sendo duas no padrão 3.0), duas portas micro HDMI, slot para microSD, porta Ethernet, Wi-Fi b/g/n/ac e Bluetooh 5.0.

  • Data de lançamento: junho de 2019

Pi 400

Raspberry Pi 400 (Imagem: divulgalção/Raspberry Pi)
Raspberry Pi 400 (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi 400 chama a atenção por ser um computador em forma de teclado. Esse modelo foi lançado com processador BCM2711C0 quad-core, com núcleos Cortex A72 de 1,8 GHz, GPU VideoCore VI de 500 MHz, 4 GB de RAM, três portas USB e duas portas micro HDMI. Ele ainda tem uma entrada para cartão microSD, porta Ethernet, Wi-Fi b/g/n/ac e Bluetooh 5.0. Dependendo da região, o teclado entrega 78 ou 79 teclas.

  • Data de lançamento: novembro de 2020

Pi Zero 2 W

Pi Zero 2 W (Imagem: Divulgalção/Raspberry Pi)
Pi Zero 2 W (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

O Pi Zero 2 W é o modelo mais recente. Ele traz um processador Broadcom BCM2710A1, com quatro núcleos Cortex A53 de 1 GHz, GPU VideoCore IV de 400 MHz, 512 MB de memória RAM, uma porta microUSB com suporte a OTG, uma porta mini HDMI, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.2 e entrada para cartão microSD.

  • Data de lançamento: outubro de 2021

Colaborou: Everton Favretto e Felipe Ventura.

Receba mais sobre Raspberry Pi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados