O Tecnoblog começou em 2005 como um blog escrito por uma única pessoa e se transformou no maior veículo jornalístico independente do Brasil no segmento de tecnologia. Nos reinventamos com o mercado, mas acreditamos que um crescimento sustentável só seria possível ao manter a ética como um de nossos valores fundamentais.

Todos os meses, mais de 20 milhões de brasileiros procuram o Tecnoblog para obter informações confiáveis e tomar decisões de compra. Por isso, acreditamos que expor nossas políticas é importante para que você também confie no trabalho que fazemos.

Só abordamos aqui temas que não são regidos por leis, como os nossos valores, princípios de produção de conteúdo e tratamento de possíveis conflitos de interesse. Além disso, seguimos todos os padrões jornalísticos e as leis federais, incluindo o resguardo ao sigilo da fonte, descrito no art. 5º da Constituição.

Independência

A Mobilon Mídia, empresa que controla integralmente o Tecnoblog, possui três sócios: Thiago Mobilon, Patrícia Mobilon e Paulo Higa. Nenhuma fabricante ou loja detém participação acionária na companhia, o que julgamos ser uma condição indispensável para manter nossa independência editorial e compromisso com a audiência.

Análises de produtos

Os reviews do Tecnoblog não têm nenhuma intenção publicitária. Por isso, nossos autores são incentivados a ressaltarem os pontos positivos e negativos de cada produto. Não aceitamos análises “pagas”, ou seja, todos os conteúdos desse tipo são necessariamente opinativos e nunca são revisados, aprovados ou mesmo acessados antecipadamente por qualquer agente externo.

As amostras que analisamos são adquiridas com recursos próprios ou enviadas pelas próprias fabricantes (nosso meio preferencial, porque nos permite testar um produto antes de seu lançamento comercial).

  • O envio de um produto por uma fabricante ocorre por empréstimo ou doação.
    • No empréstimo, o produto é devolvido após o prazo de testes, em regra de 15 a 30 dias, mas podendo se estender para que avaliemos, por exemplo, atualizações de software de um mesmo eletrônico.
    • Na doação, não há devolução e o produto é incorporado ao Tecnoblog, tornando-se parte de outros conteúdos, incluindo análises, reportagens e comparativos com concorrentes futuros.
  • Quando uma fabricante não nos envia um determinado produto para análise, usamos nossa verba reservada para adquiri-lo no varejo tradicional, como um consumidor comum.

Em nenhum dos casos nos sujeitamos a interferências externas no conteúdo ou mesmo no tom da análise.

Devido ao segmento de mercado em que estamos posicionados, muitos dos produtos que recebemos são considerados de alto valor. Por isso, a origem da amostra (fabricante ou aquisição própria), as condições (empréstimo ou doação) e a situação (se já foi ou será devolvido) são sempre explicitadas à audiência nos reviews.

Embargos

Trabalhamos com embargos e NDAs (acordos de não-divulgação), isto é, podemos receber informações antecipadamente de uma fonte e publicá-las somente após um dia e horário previamente combinado pelas partes. Essas informações podem se originar de entrevistas, comunicados ou coletivas de imprensa. No entanto, o Tecnoblog recusa acordos que podem interferir no tom do conteúdo que irá ao ar.

Coberturas que envolvem transporte e hospedagem

Parte do trabalho noticioso envolve deslocamentos para outros estados ou países. Com frequência, cobrimos presencialmente eventos como CES (Las Vegas, EUA), GSMA MWC (Barcelona, Espanha), IFA (Berlim, Alemanha), Apple WWDC (San Jose, EUA), Samsung Unpacked (San Francisco e Nova York, EUA), Qualcomm Snapdragon Summit (Maui, EUA) e muitos outros.

Os custos de transporte, hospedagem e alimentação são cobertos pela empresa que fez o convite, que pode ser tanto uma fabricante (no caso dos eventos de marca) quanto uma organização (no caso das feiras). A prática de “press trips” nos permite realizar coberturas jornalísticas em todo o mundo que, de outro modo, não seriam possíveis com a mesma profundidade.

Aceitamos convites de acordo com critérios editoriais, de valor-notícia e com as seguintes condições: 1) não há obrigatoriedade de publicação sobre o evento; 2) se houver publicação, o conteúdo não poderá ser revisado ou aprovado pela convidante, para manter nossa independência editorial; 3) o nome da convidante será informado à audiência no conteúdo que eventualmente for produzido sobre o evento.

Conteúdo publicitário

O Tecnoblog é mantido primariamente por meio de publicidade. Exibimos banners em nossas páginas e também trabalhamos com anúncios nativos, como publieditoriais em texto, episódios de podcasts temáticos e vídeos de divulgação. Todos os anúncios são claramente identificados como sendo conteúdo publicitário.

No caso dos anúncios nativos, os conteúdos dos textos, áudios e vídeos são previamente acordados com o anunciante, que também pode solicitar e aprovar alterações no teor da peça publicitária. Seguimos o código do Conar, com atenção especial aos princípios de honestidade, apresentação verdadeira e identificação publicitária. Todos os publieditoriais que já publicamos podem ser consultados nesta página.

Os banners publicitários, como os exibidos pelo Google AdSense nas páginas do site e em vídeos publicados no YouTube, são controlados pelas redes de anúncios, conforme descrito em nossa política de privacidade. Esses espaços também podem ser vendidos pela nossa equipe comercial, que não tem o poder de controlar ou interferir no trabalho da equipe editorial.

Embora os anúncios que veiculamos não representem um endosso ou recomendação, nos reservamos o direito de recusar campanhas que não estejam de acordo com nossas políticas.

Alguns dos nossos conteúdos exibem links de afiliados. Isso significa que, se uma pessoa adquirir um produto por meio de uma recomendação nossa, poderemos ganhar uma comissão. Acreditamos que esse seja uma fonte justa de receita porque só será sustentável se: 1) a audiência confiar nas nossas recomendações continuamente e a longo prazo; 2) o consumidor não devolver o produto devido a uma indicação ruim (caso contrário, não somos comissionados).

Tem dúvida?

Se tiver alguma dúvida sobre nossos princípios, fale com a gente pelo [email protected] ou crie um tópico público na sala de feedback da Comunidade do Tecnoblog. Atualizaremos constantemente esta página para esclarecer suas questões! 🙂