10 games com temática Rock ‘n’ Roll para conhecer e jogar
Conheça uma lista com jogos que envolvem o Rock 'n' Roll e contam com participações de figuras famosas como Ozzy Osbourne e Jack Black
O Rock ‘n’ Roll está presente nos games desde as primeiras gerações de consoles, sendo um dos gêneros musicais com trilhas memoráveis em diversos títulos. Com a evolução da tecnologia, bandas como Queen, Aerosmith e Iron Maiden se arriscaram nos games e posteriormente com a popularização de jogos musicais, outros artistas aproveitaram o segmento. Confira 10 jogos com muito Rock ‘n’ Roll.
- 10 filmes sobre Rock ‘n’ Roll para acompanhar no streaming
- Mortal Kombat: a linha do tempo dos jogos da franquia

10 jogos sobre Rock ‘n’ Roll
O Dia Mundial do Rock comemorado em 13 de julho é uma data brasileira. A celebração está relacionada à exibição do festival Live Aid em 1985. O evento reuniu os maiores nomes do gênero com objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate à fome na Etiópia e teve grande repercussão nas rádios brasileiras que tocavam rock na época.
A lista conta com games variados que envolvem o rock de alguma maneira. Alguns títulos mais antigos, talvez não ofereçam uma experiência tão agradável de gameplay nos tempos atuais, mas tiveram seu papel na história dos jogos eletrônicos e dos artistas envolvidos.
Importante: A lista não está em uma ordem do pior para o melhor.
10. Queen: The eYe
- Plataforma de lançamento: PC -DOS
- Ano de lançamento: 1998
- Desenvolvedora: Destination Design

Queen: The eYe é um título lançado em 1998 baseado em músicas do Queen que mistura ação e aventura. Você assume o controle do agente secreto Dubroc, que após encontrar um banco de dados com músicas de rock, começa ser perseguido pela corporação chamada The eYe, que controla o planeta.
O game mistura gráficos 3D pré-renderizados e câmeras posicionadas em locais específicos, mecânicas semelhantes a games populares na época como Resident Evil. Os combates combinavam o uso de armas brancas como espadas e armas de fogo.
Queen: The eYe contava com 5 CD’s, trazia remixes instrumentais de músicas da banda e hoje é um artigo é um caro artigo de colecionador.
9. Revolution X
- Plataformas de lançamento: Arcade, PC, Playstation, Sega Saturn, Mega-Drive, Super Nintendo
- Ano de lançamento: 1994
- Desenvolvedora: Midway

Os anos 1990 foram uma época em que bandas de rock se envolveram em projetos multimídia. O Aerosmith também embarcou nessa com Revolution X.
O jogo é um rail shooter, aquele tipo em que o personagem segue por um percurso pré-definido de forma restrita conforme o jogo progride. Você utiliza uma metralhadora para abater os soldados inimigos e atira CDs explosivos para aliviar os momentos de sufoco.
O jogador faz parte da resistência que combate um governo ditatorial e deve salvar os membros do Aerosmith, enquanto luta pela liberdade. O game tem personagens digitalizados e faz algumas referências ao filme “Exterminador do Futuro II”.
A versão de arcade foi bem recebida na época, enquanto os ports para consoles não foram tão bem aceitos por terem qualidade inferior.
8. Ed Hunter
- Plataforma: PC
- Ano de lançamento: 1999
- Desenvolvedora: Synthetic Dimensions

Nos anos 1990, o Iron Maiden costumava usar Eddie, seu mascote em diversas ações, e os games não ficaram de fora.
Em 1999 aproveitando a turnê chamada Ed Huntour, foi lançado Ed Hunter, um rail shooter que coloca Eddie em cenários baseados em artes dos discos da banda e também locais mencionados nas músicas do grupo. Diferente de Revolution X, aqui a gameplay é bem mais cadenciada, mas a trilha sonora é um dos destaques.
Atualmente, o game parece um tanto lento para proporcionar uma experiência mais divertida, contudo, tem seu valor histórico para gamers e fãs da banda.
7. Guitaroo man
- Plataforma: Playstation 2
- Ano de lançamento: 2001
- Desenvolvedora: iNiS / Koei

Nem só de jogos ocidentais vive o rock. Gitaroo Man é um jogo rítmico em que o jogador controla U-1, um jovem que assume a identidade de Guitaroo Man, um super-herói que deve salvar o planeta Guitaroo do império Gravilian.
O design visual foi produzido pelo artista Mitsuru Nakamura e boa parte do repertório das músicas foi produzida pela banda japonesa, COIL.
O jogo é uma experiência curiosa, pois diferente de jogos rítmicos da época como Bust-a-Move, em que a gameplay consistia em competições de dança, Guitaroo Man conta uma narrativa em que o herói luta contra vilões e o desenrolar da batalha depende do jogador seguir o ritmo da música corretamente.
6. Rocksmith
- Plataforma de lançamento: PC Windows, MacOS, PS3 e Xbox 360
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Ubisoft

Seguindo a febre dos jogos musicais da primeira metade dos anos 2000, Rocksmith foi lançado em 2011 pela Ubisoft. O grande destaque era a possibilidade plugar instrumentos musicais como guitarras elétricas para tocar um instrumento de verdade.
Apesar de ser considerado um jogo, muitas pessoas relatam que aprenderam a tocar instrumentos de verdade, baseadas na metodologia de ensino utilizada no game que envolve desafios e videoaulas.
O jogo recebeu uma versão remasterizada para PCs, PS4 e Xbox One em 2014. Você já jogou Rocksmith? Aprendeu algo com o game?
5. Devil May Cry 3: Dante’s Awakening
- Plataforma de lançamento: Playstation 2
- Ano de lançamento: 2005
- Desenvolvedora: Capcom

Ok, Devil May Cry 3 não é um jogo sobre uma banda de rock ou algum personagem completamente identificado com o rock, embora sua trilha sonora seja composta por muito rock pesado. A razão do título aparecer na lista é por ter produzido uma das melhores utilizações de uma guitarra nos games até então.
Após vencer a demônio Nevan, Dante ganha a habilidade de utilizar uma guitarra para executar combos absurdos, enquanto tira altos riffs e mata demônios de maneiras mais estilosas possíveis. Sério, era muito divertido detonar demônios, tocando uma guitarra que dispara eletricidade e nuvens de morcegos contra inimigos. Talvez até o Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne curtisse isto.
Devil May Cry 3 recebeu uma versão em alta definição e está disponível em coletâneas para diversas plataformas como: PC, PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
4. Guitar Hero
- Plataforma de lançamento: Playstation 2
- Ano de lançamento: 2005
- Desenvolvedora: Várias ao longo dos anos – Harmonix / Neversoft/ Vicarious Visions/ Budcat/ FreeStyleGames

Guitar Hero teve seu primeiro título desenvolvido pela Harmonix e lançado pela RedOctane em 2005. O principal objetivo da franquia era colocar o jogador para assumir o papel de guitarrista em uma banda de rock. Embora o game pudesse ser jogado com o controle padrão dos consoles, o grande destaque era a possibilidade de usar um controle em forma de guitarra para deixar a experiência ainda mais imersiva.
A série fez muito sucesso, a RedOctane acabou incorporada à Activision em 2006 e o desenvolvimento da franquia passou para as mãos da Neversoft em 2007.
O primeiro jogo tinha orçamento mais modesto e poucas faixas licenciadas como “Bark at the Moon” de Ozzy Osbourne. Após o sucesso e aumento de orçamento, a franquia recebeu cada vez mais músicas e produziu até mesmo spin-offs dedicados a bandas como Aerosmith, Metallica e Van Halen.
O último título da franquia foi Guitar Hero Live, lançado em 2015 e contava elementos online como o GHTV, em que os jogadores tinham a possibilidade de acessar canais que transmitiam músicas e poderiam acompanhar as canções tocadas ou competir com pessoas que estivessem no mesmo canal.
3. Rock Band
- Plataformas de lançamento: Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 2 e Nintendo Wii
- Ano de lançamento: 2007
- Desenvolvedora: Harmonix

Após a aquisição da RedOctane pela Activision, a parceria com a Harmonix se desfez e a empresa foi adquirida pela MTV Games.
Rock Band expande o conceito visto em Guitar Hero, pois em Rock Band a ideia é que o jogador pudesse montar uma banda. Para isso, além da guitarra era possível usar periféricos como microfones, baterias e teclados.
A série contou com 4 títulos principais, spin-offs dedicados à bandas como Beatles, Green Day e também recebeu jogos para celulares.
2. Rock & Roll Racing
- Plataforma de lançamento: SNES
- Ano de lançamento: 1993
- Desenvolvedora: Interplay

O título foi projetado para ser uma sequência de RPM Racing, lançado para Super Nintendo, mas após uma ideia de Brian Fargo da Interplay e a aquisição dos direitos de músicas de grandes bandas de rock, o projeto acabou se tornando o game que conhecemos.
O game foi lançado em 1993 para Super Nintendo e posteriormente recebeu uma versão para Mega-Drive com a música adicional “Radar Love”, da banda Golden Earring.
O jogo se destacou pelo visual futurista, seu peculiar elenco de corredores e a trilha sonora marcante. Apesar do objetivo principal fosse chegar em primeiro nas corridas, a maior diversão vinha da trilha sonora e a possibilidade de usar todo tipo de armas para destruir os carros adversários. O título também contou a presença de Olaf, personagem de The Lost Vikings como personagem secreto.
Em 2021 a Activision lançou a Blizzard Arcade Collection , pacote com jogos importantes da empresa que inclui Rock & Roll Racing, simplificando a tarefa de matar a saudade do game.
1. Brutal Legend
- Plataformas de lançamento: Playstation 3, Xbox 360 e PC
- Ano de lançamento: 2009
- Desenvolvedora: Double Fine Productions

O jogo produzido por Tim Schafer na Double Fine Productions e estrelado por Jack Black ocupa o primeiro lugar na lista.
Aqui o jogador assume o papel de Eddie Riggs, um roadie que é transportado para a terra do Heavy Metal. O título faz diversas referências ao cenário do musical e tem participação de figuras como Ozzy Osbourne, Rob Halford e Lemmy Kilmister.
Além de contar com participações das figuras do mundo do rock, Brutal Legends é um jogo que explora diversos gêneros, como mundo aberto, quebra-cabeças, combates hack ‘n slash e até trechos com veículos.
Assim fechamos a lista com jogos de rock para os amantes do gênero. E aí, você jogou algum destes títulos? Deixe seus comentários na Comunidade.