Comparativo: Galaxy S20 FE ou iPhone 12 Mini; qual comprar?

Qual é a melhor opção entre os poderosos “menos caros”? Compare ficha técnica e recursos do Galaxy S20 FE e do iPhone 12 Mini

Ana Marques
Por
• Atualizado há 4 meses
Galaxy S20 FE vs iPhone 12 Mini (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Galaxy S20 FE vs iPhone 12 Mini (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Galaxy S20 FE e o iPhone 12 Mini são os modelos “menos caros” das safras de smartphones premium da Samsung e da Apple, lançados no fim de 2020. Ambos entregam desempenho avançado e recursos de última geração, deixando de lado algumas das novidades presentes nos modelos mais caros de cada linha.

Mas afinal, qual dos celulares tem o que você precisa? Comparamos câmeras, design e funções para te ajudar a decidir. Acompanhe nas linhas abaixo.

Ficha técnica – Galaxy S20 FE vs iPhone 12 Mini

 Samsung Galaxy S20 FEApple iPhone 12 Mini
Lançamento no Brasilnovembro de 2020novembro de 2020
Preço de lançamentoR$ 4.499R$ 6.999
TelaSuper AMOLED de 6,5 polegadas (2400×1080 pixels) com taxa de atualização de 120 Hz, proteção Gorilla Glass 6Super Retina XDR (OLED) de 5,4 polegadas, 2340×1080 pixels, proteção Ceramic Shield
ProcessadorExynos 990Apple A14 Bionic
Memória RAM6 GB ou 8 GB4 GB
Armazenamento128 GB ou 256 GB (expansível em até 1 TB via microSD)64 GB, 128 GB ou 256 GB
Câmera traseira
  • Principal: 12 megapixels (f/1,8);
  • Telefoto: 8 megapixels (f/2,4) com zoom óptico de 3x;
  • Ultrawide: 12 megapixels (f/2,2) com campo de visão de 123 graus;
Principal: 12 megapixels, f/1,6, estabilização óptica de imagem

 

Ultrawide: 12 megapixels, f/2,4, 120 graus

Filma ematé 4K @ 60 fpsaté 4K @ 60 fps
Câmera frontal32 megapixels (f/2,2)TrueDepth, 12 megapixels (f/2,2)
Sistema operacional de fábricaAndroid 10iOS 14
Bateria4.500 mAh, carregamento rápido de 25 watts2.227 mAh, carregamento rápido de 20 watts
Carregamento sem fiosSim, 15 WSim, 12 W (MagSafe)
ConectividadeWi-Fi 6, Bluetooth 5.0, 3G, 4G, NFC, MSTWi-Fi 6, Bluetooth 5.0, 3G, 4G, 5G, NFC
Dimensões e peso159,8 x 74,5 x 8,4 mm, 190 gramas131,5 x 64,2 x 7,4 mm; 135 gramas
Coresvermelho, laranja, lavanda, menta, azul e brancopreto, branco, vermelho, verde, azul e roxo

Tela e Design

Compacto ou telona? Você decide

Nesta seção, temos dois opostos. Enquanto o Galaxy S20 FE é feito para aqueles consumidores que gostam de tela grande para assistir a filmes e séries, e reproduzir jogos pelo celular, o iPhone 12 Mini é a opção para quem vai na contramão da indústria e sente falta dos modelos mais compactos, que cabem no bolso e são tão leves quanto um celular de brinquedo (veja as medidas na tabela acima).

O telefone da Samsung tem display Super AMOLED de 6,5 polegadas e o da Apple tem display Super Retina XDR (OLED) de 5,4 polegadas. Ambos contam com resolução Full HD+. Na prática, temos ótimos contrastes, cores vivas e boa intensidade de brilho em ambos os telefones.

Samsung Galaxy S20 FE (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O aproveitamento acaba sendo maior no Galaxy S20 FE, que tem apenas um furo na tela para abrigar a câmera frontal. O iPhone 12 Mini ainda traz aquele notch retangular que está nos telefones da marca desde o iPhone X.

Para além das medidas, há um trunfo na tela do Galaxy S20 FE: a taxa de atualização de 120 Hz, que proporciona aquela sensação de maior suavidade ao trocar de tela e navegar pelo sistema.

iPhone 12 Mini comparado a um iPhone XR (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini comparado a um iPhone XR (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Cores, construção e acabamento

Em termos de cores, os usuários estarão “bem servidos” em qualquer escolha: o iPhone 12 Mini está disponível em preto, branco, vermelho, verde e azul, e ainda ganhou uma versão roxa posteriormente. Já o Galaxy S20 FE pode ser adquirido em vermelho, laranja, lavanda, menta, azul e branco.

iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

As particularidades da Apple ainda se aplicam em outros detalhes: o iPhone 12 Mini é carregado por uma porta Lightning, enquanto o S20 FE tem entrada USB-C. O acabamento é mais sofisticado no iPhone 12 Mini, que tem traseira em vidro e moldura em alumínio. O Galaxy até traz bordas em metal, mas a traseira é em plástico, o que remete a modelos mais baratos. Os dois têm certificação IP68 contra água e poeira.

Hardware e recursos

Processadores avançados e até 256 GB de armazenamento

O Galaxy S20 FE traz o mesmo processador presente nos celulares mais caros da linha aqui no Brasil, o Exynos 990. Apesar de não ser um Qualcomm Snapdragon topo de linha, ele é capaz de rodar qualquer aplicativo sem problemas, e se sai muito bem em multitarefa em conjunto com a memória RAM de 6 GB ou 8 GB, a depender do modelo.

Samsung Galaxy S20 FE (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple também traz o que há de melhor para o iPhone 12 Mini, o A14 Bionic (5 nm) trabalha com 4 GB de RAM para fornecer desempenho impecável na execução dos apps mais exigentes. Nos testes do Tecnoblog, o telefone da Apple rodou títulos como Asphalt 9: Legends e Real Racing 3 sem queda na taxa de frames.

Em armazenamento, os dois aparelhos têm opções de 128 GB ou 256 GB internos. A Apple também disponibiliza uma versão de 64 GB para o iPhone 12 Mini. O Galaxy S20 FE suporta cartão microSD de até 1 TB para expandir a memória.

iPhone 12 Mini é compatível com 5G

Assim como todos os outros celulares da linha iPhone 12, o Mini também é compatível com 5G. É verdade que no momento de publicação deste comparativo (04/2021), a tecnologia ainda está engatinhando no Brasil. Mas considerando o comportamento do consumidor brasileiro, que adquire iPhones mesmo após alguns anos de seu lançamento, é possível que isso faça alguma diferença no futuro. O Galaxy S20 FE que chega ao mercado nacional não tem suporte a 5G.

Bateria

Ponto para o Galaxy S20 FE

Vamos começar pela parte boa: o Galaxy S20 FE tem bateria de 4.500 mAh, a mesma capacidade do Galaxy S20+, e consegue resistir bem a um dia inteiro para a maioria dos usuários. Já o iPhone 12 Mini… Bom, ele tem apenas 2.227 mAh, porque a Apple queria entregar um telefone realmente compacto, fino e leve. Isso tem impacto aqui, já que em termos de autonomia, o celular pode acabar te deixando na mão antes do fim do dia, caso você tenha um perfil de uso intenso.

Galaxy S20 Fan Edition carregando bateria (Imagem: Divulgação/Samsung)

Para completar o balde de água fria, o iPhone 12 Mini vem sem carregador na caixa – o aparelho suporta carregamento rápido de 20 watts. Por sua vez, o Galaxy S20 FE traz uma fonte de 15 watts, mas suporta carregamento de até 25 watts, então talvez você considere comprar um acessório melhor no fim das contas.

Câmeras

O quanto você precisa de zoom?

O Galaxy S20 FE não é tão exagerado quanto os modelos mais robustos da linha. Ele tem câmera tripla, com sensor principal de 12 megapixels, uma lente telefoto com sensor de 8 MP, que permite zoom óptico de 3x, e uma ultrawide com sensor de 12 MP e campo de visão de 123 graus. Nem por isso temos aqui algum problema com a qualidade das fotos, que com a câmera principal entregam alta definição e ótimo alcance dinâmico, lidando bem com equilíbrio entre sombras e realces. O zoom óptico é excelente, mas em condições de luz favoráveis.

O iPhone 12 Mini também faz um ótimo trabalho, como era de se esperar, considerando o padrão Apple. Entretanto, o smartphone tem câmera dupla traseira de 12 MP, deixando de fora a lente teleobjetiva para zoom (você tem uma câmera principal e uma secundária ultrawide). Nos recursos, ele também é menos versátil: o Galaxy, por exemplo, conta com alguma perfumaria ao trazer vídeo com fundo desfocado e o Single Take.

Ainda assim, abertura de lente f/1,6 na câmera principal do iPhone 12 Mini contribui para fotos ainda melhores em cenários mais escuros. Além disso, com auxílio do Deep Fusion e Smart HDR, o iPhone 12 Mini praticamente não deixa ruídos nas imagens.

O alcance dinâmico é muito bom e as cores são vivas mesmo em cenas noturnas, com tons ligeiramente mais frios na lente ultrawide. Durante o dia, pontos escuros das fotos podem acabar ficando mais saturados do que o esperado – apenas um detalhe, e que pode ser ajustado manualmente.

Esqueça o 8K

Se você estava minimamente empolgado com a capacidade de gravar em 8K presente em modelos mais caros da linha Galaxy S20, pode desapegar: isso não é uma possibilidade aqui. O Galaxy S20 FE grava em até 4K @ 60 fps, assim como o iPhone 12 Mini.

Selfies

O iPhone 12 Mini também conta com sensor de 12 MP na câmera frontal TrueDepth. Ele entrega selfies com alto nível de detalhe (sim, os poros do seu rosto ficarão expostos!), pouquíssimo ruído e cores fiéis à realidade. O modo noturno funciona também na câmera frontal, entregando fotos “postáveis” à noite.

Já o Galaxy S20 FE tem sensor frontal de 32 megapixels, e salva selfies em 10 MP por padrão, apesar de pecar um pouco em nitidez e definição.

Sistema operacional

No final das contas, muita coisa se resume a essa escolha: Android ou iOS? A essa altura do campeonato, não é minha intenção apontar um sistema operacional como “o melhor”. Você, caro leitor, provavelmente já tem o seu favorito.

Mas há algumas considerações a se fazer sobre alguns pontos, como a versão de fábrica e a garantia de atualizações.

Samsung Galaxy S20 Fan Edition (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Bem, o Galaxy S20 FE chega com Android 10 (não o 11, versão mais recente disponível durante o lançamento) com a One UI 2.5, a interface da Samsung que evoluiu bastante ao longo do tempo, e é bastante agradável considerando o ecossistema Android. A Samsung promete até três anos de atualizações, isso quer dizer que o telefone pode chegar até o Android 13, que deve ser anunciado em 2022.

iOS no iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Já o iPhone 12 Mini sai de fábrica com iOS 14.1, como de costume, a versão mais recente disponível no momento de lançamento. A Apple geralmente atualiza seus telefones por até 4 ou 5 anos. Ainda que o “Mini” seja uma edição nova, e não tenhamos certeza sobre o futuro dessa variante, a probabilidade de uma longa vida útil é alta.

Preço: quanto você está disposto a gastar?

Chegou a hora de colocar o pé no chão e pensar no orçamento.

Sem dúvidas o Galaxy S20 FE é o modelo indicado para aqueles que precisam gastar menos. O smartphone foi lançado por R$ 4.499, mas já está disponível no varejo eletrônico por valores muito mais convidativos – cerca de R$ 2.200*, na versão mais básica (128 GB + 6 GB). Uma pechincha, considerando o mercado atual.

Já o iPhone 12 Mini bebe da fonte do dólar Apple. Ele foi anunciado por R$ 6.999 e agora é encontrado por a partir de R$ 4.600*, em média, na versão de 64 GB. Cabe lembrar que iPhones geralmente desvalorizam menos, especialmente considerando que esse suporta o 5G. Portanto, se você pensa em revender o aparelho depois para pegar um mais novo, o preço pode compensar a longo prazo.

*Preços coletados em 29 de abril de 2021

Com informações: Apple e Samsung

Receba mais sobre iPhone 12 Mini na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados