Comprou um PlayStation 5? 10 dicas para conhecer o console
Acabou de tirar o PS5 da caixa? Descubra o que você já pode fazer com seu novo console e quais cuidados ter
Acabou de tirar o PS5 da caixa? Descubra o que você já pode fazer com seu novo console e quais cuidados ter
A nova geração de consoles chegou e com ela o PS5. O novo console da Sony está disponível em duas versões, com e sem disco, e apesar do aparelho ter similaridades com o PS4 há novidades também. Veja, a seguir, algumas dicas para conhecer o aparelho e tirar melhor proveito do que ele tem a oferecer.
O PlayStation 5 chega ao Brasil no dia 19 de novembro de 2020. Com os preços sugeridos de R$ 4.199, para a Digital Edition, e de R$ 4.699 para o modelo com leitor de discos, o console estreia um SSD na família PlayStation além do novo controle DualSense.
Comprou um PS5? Conheça melhor o console:
O PS5 é um console grande, para o próprio padrão da Sony, e não muito leve. Com dimensões de 39 x 10,4 x 26 cm (largura x altura x profundidade), o aparelho pesa 4,5 Kg. Dito isso, a primeira coisa que terá que pensar é onde melhor acomodá-lo na sua sala ou quarto.
Como não é todo mundo que tem uma estante espaçosa, por exemplo, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a “saúde” do PS5 a longo prazo.
Por exemplo, para manter uma boa ventilação do aparelho:
A maioria dos jogos do PS4 podem ser jogados no PS5 por meio do recurso de retrocompatibilidade, mas é claro que se tratando de um novo console a expectativa é sempre em torno de quais títulos serão lançados juntos com o novo videogame.
A Sony já confirmou alguns games para estrearem com o PS5, como:
Sim! Como adiantado no tópico anterior, você pode baixar/instalar os jogos que já tiver adquirido no seu PS4 para o PS5 (digital ou via disco). Além disso, também é possível resgatar seus preciosos saves do console anterior para seu novíssimo PlayStation 5.
Todo o procedimento para transferir os jogos e saves, do PS4 para o PS5, você encontra aqui.
Há três maneiras de se obter áudio no PS5:
Para ajustar a qualidade e intensidade desses áudios, vá em Configurações (ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela inicial) e, depois, em Áudio. Neste menu, você configura tanto a entrada quanto a saída de sons.
Lembrando que para habilitar a personalização do som no headset (ou fone de ouvido) o mesmo precisa estar conectado ao PS5 (plugado no controle, por exemplo).
No menu Áudio, você também pode personalizar sua experiência com a interface de usuário, ligando ou desligando a música da tela principal, habilitando ou não efeitos sonoros e ajustando a prioridade do formato de áudio (Bitstream/Dolby, Bitstream/DTS e PCM Linear).
Vale lembrar que é possível ligar e desligar rapidamente a captação da sua voz, pelo microfone do DualSense, apertando um pequeno botão no próprio controle.
O PS5 traz um SSD personalizado de 825 GB, mas não é exatamente este o espaço que se tem disponível na realidade. Para checar o quanto você ainda pode instalar no SSD do PlayStation 5, vá até Configurações > Armazenamento.
A quantidade real de armazenamento disponível no console é mostrada em “Espaço livre”. Destes 825 GB, em torno de 45 GB é reservado apenas para o sistema (isso pode variar conforme mais atualizações saírem).
Se já usa alguma unidade de armazenamento USB com jogos instalados do PS4, por exemplo, é possível conectar este dispositivo no PS5 e rodar os jogos diretamente de lá. Para isso, conecte uma unidade USB para formatá-la para o novo console.
Infelizmente, o PS5 não permitirá – já no lançamento – expandir o espaço interno do aparelho com um novo SSD. Segundo a Sony, a função de trocar o SSD por outro será habilitada “em uma atualização futura”.
De certa forma sim, mas com algumas limitações (dependendo do acessório). É necessário, no entanto, que estes sejam oficiais da Sony ou licenciados pela empresa:
Vale destacar que o DualShock 4 não funcionará em jogos nativos do PS5, segundo comunicado do blog PlayStation (em inglês). No entanto, a PlayStation Camera do PS4 será compatível com o PS5 para games VR. Será necessário usar um adaptador que será fornecido, sem custo adicional, aos usuários do PS VR – de acordo com a empresa.
Normalmente, assim como já funciona no PlayStation 4, quando há uma nova atualização do sistema o próprio console irá te notificar disso – da próxima vez que o aparelho se conectar à internet.
No entanto, caso queira verificar manualmente, vá em Configurações > Sistema. Lá, siga por Software do sistema > Atualização e configurações do software do sistema. Finalmente, selecione Atualizar software do sistema (usando a internet ou a partir de uma unidade USB).
Sim. Jogadores do PS5 poderão jogar com jogadores do PS4 e vice-versa. Inclusive, no próprio menu Game Base (onde estão seus amigos) você pode exibir todas as parties que interagiu recentemente, bem como criar novas e chamar seus amigos.
Não se preocupe: sua lista de amigos não será apagada. Lembrando que, para jogar multiplayer online, é necessário assinar a PS Plus.
Enquanto a Sony garantiu que a maioria dos games lançados para o PS4 estarão disponíveis no PS5 (via retrocompatibilidade) a inclusão de recursos adicionais, como melhorias gráficas e conteúdos extras, vai depender de cada desenvolvedora.
Alguns jogos, por exemplo, já terão versões otimizadas para o PS5 para baixar – mesmo que tenha comprado o game originalmente para o PS4.
O PlayStation 5 não tem trava de região e estas informações são da própria Sony. Dessa forma, um PS5 comprado no Brasil poderá rodar jogos de diferentes países sem nenhum problema de compatibilidade. O PS4 também não tem esse impedimento regional.
O único limitador, podemos assim dizer, continua sendo por contas. Por exemplo: se você tiver comprado um jogo numa conta brasileira será necessário estar logado nela e fazer o download do game por ela, caso queira que este título esteja disponível para outras contas associadas ao mesmo PlayStation 5.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}