Guias Aplicativos e Software

Os melhores aplicativos para gerenciar seu e-mail

Outlook, Inbox, Spark e Astro são os nossos favoritos; organize já a sua caixa de entrada com esses clientes de e-mail

Jean Prado
Por

Qual o melhor cliente de e-mail? Nem todo mundo gosta de usar o Gmail na web, o e-mail padrão da Apple ou até mesmo o da Microsoft, que vem com o Windows. Nem sempre há recursos úteis e poucas vezes eles funcionam em vários dispositivos que não são de uma mesma empresa.

A solução? Recorrer a apps de terceiros para gerenciar o seu e-mail. Agora que o Newton vai acabar em setembro, ficou mais difícil — na minha opinião, ainda que pago, ele era o melhor da categoria. Selecionamos os melhores aplicativos de e-mail para você finalmente conseguir realizar o sonho da caixa de entrada vazia.

O melhor: Spark (iPhone e Mac)

Tem até calendário junto!

Exclusivo para iPhone e Mac, o Spark já foi mencionado aqui no Tecnoblog. O principal recurso é a Entrada Smart, que filtra os e-mails mais importantes da sua caixa de entrada, assim você pode resolver o mais urgente primeiro. Há também outras categorias que aparecem na primeira página, como newsletters e e-mails fixados.

Ele tem outros recursos que são bem úteis para quem precisa acompanhar as respostas de e-mails, como:

  • Adiar e-mails: faça um e-mail voltar à caixa de entrada quando você puder respondê-lo de fato;
  • Enviar depois: agende o envio de um e-mail para outro horário, assim a pessoa não estranha uma resposta chegando às 3h da manhã;
  • Lembrar de acompanhar: receba notificações de mensagens mais para frente se o destinatário não responder.

Para quem usa e-mail em equipe, ele também permite fazer comentários privados sobre cada mensagem dentro da sua organização, sem o destinatário ver.  Além disso, ele permite criar rascunhos compartilhados e enviar o link de um e-mail para outra pessoa.

Você também pode configurar o app para receber notificações apenas de e-mails importantes, silenciando desconhecidos e remetentes automáticos. Ele aceita contas do Google, Exchange, Yahoo! Mail, iCloud, Outlook, KerioConnect e IMAP. Baixe o Spark para iOS (grátis).

O melhor: Outlook (Android e iPhone)

O aplicativo oficial da Microsoft também é uma boa opção para quem usa Android ou iPhone. Além de gerenciar e-mail, ele se integra com o calendário, reúne arquivos na nuvem (anexos de e-mail, Box, OneDrive, Google Drive e Dropbox) e mostra a sua lista de contatos. Apesar de ter bastante informação, o visual é bem simples de usar.

O aplicativo oferece uma caixa de entrada unificada, gestos de deslizar o dedo (para arquivar/excluir), agendamento de e-mails, caixa de entrada prioritária (para os e-mails mais importantes) e anexo de arquivos com integração ao OneDrive, Dropbox e Google Drive.

Ele também aceita qualquer tipo de conta (Office 365, Outlook.com, Exchange, Yahoo! Mail, iCloud, Google, IMAP) e está disponível para Android e iPhone. O Windows 10 já tem o aplicativo nativo de Email, que pode ser configurado com o Outlook; o aplicativo para Mac só funciona para quem tiver assinatura do Office 365.

Outras alternativas: Inbox

Do próprio Google, o Inbox é uma ótima opção para quem quer um Gmail com mais recursos. Ele integra os lembretes adicionados direto na caixa de entrada, agrupa mensagens em diversas categorias, também consegue adiar e-mails e mostra destaques das mensagens, como um vídeo anexado ou informações de voo.

O Inbox aceita apenas contas do Google, mas você pode usar este truque para receber mensagens de outras contas no Gmail — não é o ideal, mas funciona. O aplicativo está disponível para Android, iOS e também na web.

Astro

Como bônus, também recomendo o Astro, aplicativo de e-mail que usa inteligência artificial para organizar a sua caixa de entrada. Ele vê como você interage com a sua caixa de entrada e sugere como organizá-la, sugerindo para sair de uma lista ou sugere que você adicione uma pessoa à lista VIP.

Com essa adição, a caixa de entrada é separada em duas abas: prioridade e outros. Você pode baixá-lo e testá-lo gratuitamente para Android, iOS, macOS e até para o Slack. Veja mais informações sobre o Astro aqui.

Publicado originalmente em 24 de agosto de 2017. Atualizado em 7 de agosto de 2018 às 17h30. RIP Newton. 😥

Jean Prado

Autor

Jean Prado se formou em jornalismo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 2018. Em seguida, participou de um intercâmbio na Universidade de Victoria, no Canadá, onde focou em ciência política, francês e tecnologia na sociedade.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque