WhatsApp pago vs Telegram Premium; o que tem em cada assinatura?

Planos pagos do WhatsApp e Telegram oferecem recursos extras, como links personalizados, transcrição de áudio e mais, aos assinantes

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 11 meses
WhatsApp pago vs Telegram Premium; o que tem em cada assinatura? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp pago vs Telegram Premium; o que tem em cada assinatura? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram passaram a oferecer um plano pago em 2022. Os pacotes de assinatura oferecem alguns benefícios, como links personalizados, função para transcrever mensagens de voz e afins. Mas o que o WhatsApp pago e o Telegram Premium oferecem de diferente? Descubra no comparativo a seguir.

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram são apps gratuitos. Mas os usuários podem contratar um plano pago para liberar funções extras.

Todavia, é preciso ressaltar que as propostas são diferentes. Afinal, o WhatsApp pago é um plano voltado para empresas, disponível apenas ao WhatsApp Business. Já o Telegram Premium é destinado a todos os usuários da plataforma, independente de ser uma conta comercial ou não.

Recursos extras – WhatsApp pago vs Telegram Premium

Mas o que muda entre os serviços? Comecemos pelo WhatsApp

A modalidade paga permite que uma conta corporativa seja usada em até dez dispositivos ao mesmo tempo. Na opção gratuita, o limite é de quatro aparelhos simultaneamente. O link personalizado para facilitar a divulgação do contato aos clientes, como “wa.me/minha-empresa”, é outro extra liberado aos assinantes. 

De resto, os demais recursos para negócios permanecem disponíveis assim como na modalidade sem cobranças.

Link personalizado e conexão para mais aparelhos são duas novidades do plano pago do WhatsApp Business
Link personalizado e conexão para mais aparelhos são duas novidades do plano pago do WhatsApp Business (Imagem: Divulgação / Meta)

Telegram Premium tem uma cartela de benefícios maior. A começar pela função para transcrever mensagens de voz – ou seja, “converter” áudios em texto. Já o limite para envio de arquivos sobe de 2 GB para 4 GB (ou seja, o dobro).

A modalidade oferece outras vantagens, como a possibilidade de entrar em mais grupos. A lista fica completa com os stickers exclusivos, fotos de perfis animadas e os downloads mais rápidos. Os assinantes também ganham um emblema para que seus contatos saibam que você é um usuário Premium.

Confira, a seguir, uma tabela comparando os dois serviços:

RecursosWhatsApp Business PremiumTelegram Premium
Público-alvoEmpresasUsuário “comum”
Transcrição de mensagem de vozNãoSim
Stickers exclusivosNãoSim
GrupoAté 256 pessoasAté 200 mil pessoas
AnúnciosNãoNão
Limite para envio de arquivosnão informado4 GB
Links personalizadosSimSim
Quanto custa o WhatsApp pago?

O WhatsApp ainda não revelou os preços do plano pago. A equipe do mensageiro também não informou quando o serviço estará disponível a todos os usuários.

Quanto custa o Telegram Premium?

A assinatura do Telegram varia entre R$ 12,49 e R$ 24,90 ao mês. O valor da mensalidade depende do aparelho utilizado, sendo que a contratação pelo app para Android (APK) e Windows são mais baratos. O maior preço é destinado a quem faz a contratação pelo iPhone (iOS).

Telegram Premium já está disponível a todos os usuários (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Telegram Premium já está disponível a todos os usuários (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

WhatsApp ou Telegram: qual app de mensagens assinar?

Apesar de serem planos pagos com a proposta de oferecer mais recursos, os serviços são destinados a públicos diferentes. 

No caso do Telegram Premium, a assinatura visa atender todos os usuários. Ou seja, suas funções podem atender tanto alguém que usa o app no dia a dia para conversar quanto empresas.

A assinatura do WhatsApp tem um foco diferente. O Premium foi totalmente pensado em empresas. Não à toa, a solução estará disponível apenas no WhatsApp Business. Todavia, nada te impede de usar os recursos na sua conta pessoal, desde que migre para a versão comercial do app.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados