Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Leica 0-Series n°116 - a câmera mais cara do mundo?

Leica 0-Series n°116 - a câmera mais cara do mundo?

12 anos atrás

O que determina o preço de uma câmera fotográfica? Se estamos falando de uma câmera nova então é a tecnologia utilizada em sua construção, a qualidade da imagem que ela entrega e o peso da marca que a fabricou. Mas, e de uma câmera que foi fabricada há 89 anos? O principal fator é sua raridade, afinal de contas, aquilo que existe em grande quantidade possui um baixo valor, a história envolvida em sua produção e, claro, o nome do fabricante. Por isso que, invariavelmente, quando ouvimos falar de vendas milionárias de câmeras em leilões quase sempre estamos falando de uma Leica.

E dessa vez mais um recorde foi quebrado quando  um leilão de apenas 4 minutos conseguiu vender uma Leica 0-Series n°116 pela bagatela de 1,8 milhões de Euros. Somando os impostos devidos pela compra, a câmera custou apenas 2,16 milhões de Euros. Para quem não participa desse mundo de colecionadores, fica até difícil entender como uma câmera mecânica pode valer tanto dinheiro. Mas, temos alguns indicativos. Além de ter sido fabricada pela Leica a  0-Series n°116 é uma edição muito especial e rara. Foram fabricadas em 1923 e apenas 25 unidades foram produzidas. Dessas 25, apenas 12 existem no mundo atualmente.

Percebemos que a Leica desde seu início aposta em edições especiais de suas câmeras. No lançamento elas são muito caras, mas depois de 80 anos o investimento se torna milionário. Pensando nisso, seria uma boa herança para seus filhos e netos.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários