Meio Bit » Hardware » Qual o consumo e como calcular o consumo de energia do PC

Qual o consumo e como calcular o consumo de energia do PC

Seu computador está gastando muita luz? Veja como calcular o consumo de energia do PC

17 anos atrás

Essa foi a pergunta mais comum dos leitores e para responder foi necessário usar um medidor, o Kill A Watt. Para saber como calcular o consumo de energia do PC, mais precisamente, o consumo apenas da CPU, o aparelho ficou plugado entre a fonte de alimentação e o Uninterruptible Power Supply (UPS) ou nobreak, como é chamado por aqui. Veja os resultados.

[nobreak/UPS]—>[Kill A Watt]—>[fonte de alimentação]

Para os testes, eu não estou contando o consumo do monitor e do próprio nobreak. Isso pode ser feito depois.

O equipamento também informa se a energia fornecida para o computador é de qualidade, ou seja, dentro das especificações e tudo parece normal: corrente, voltagem e frequência. Ou seja, o nobreak, no caso da minha máquina, está cumprindo seu papel.

Vejamos o consumo de energia em algumas situações (todos os números são aproximados):

Em 6h02 de uso, o consumo total foi de 0,90 kWh, incluindo a pesquisa na Internet, leitura e navegação de sites, jogar por 2 horas, e escrever o post ouvindo música. O custo desse uso foi R$ 0,45 (quarenta e cinco centavos).

Como calcular o consumo de energia do PC

Não precisa fugir. Prometo que vou ser gentil com a parte física. Precisamos apenas relembrar para que a conta de luz faça algum sentido.

Um (1) watt é a quantidade de energia elétrica consumida em um (1) segundo. No SI, 1 watt é igual a 1 joule por segundo.

A nossa conta de luz usa a medida quilowatt-hora (kWh). Isso significa o consumo de 1000 watts em 1 hora. Se você deixa ligado o seu aparelho de TV 5 horas por dia e ele usa 100 W, o consumo diário é 0,5 kWh por dia, 15 kWh por mês.

Conclusão

PCFrank, ligado 6 horas por dia, todos os dias, das quais 2 horas jogando e o restante do tempo desligado. Quanto custa (em média)?

Resposta: R$ 18,84

Com informações: TIPLER, Paul A. Física para Cientistas e Engenheiros. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários