Meio Bit » Indústria » Microsoft Visual Basic - Agora em Linux

Microsoft Visual Basic - Agora em Linux

15 anos atrás

visualbasic.jpg

O VB ainda é uma linguagem muito utilizada, agora com o ambiente .Net mais ainda, dada a facilidade da plataforma. Mas não era grande coisa em termos de portabilidade. Agora o pessoal do projeto Mono lançou um compilador que promete gerar executáveis em Linux, sem necessidade de qualquer modificação no código-fonte.

Os exibidos inclusive usaram um dos paradigmas de definição de uma linguagem "de verdade", que é a capacidade de gerar um compilador para si mesma. O Compilador Visual Basic do projeto Mono é escrito... em Visual Basic. O Compilador foi contribuição da Mainsoft, com alguma ajuda da Microsoft.

O Mono tem por objetivo criar uma versão do framework .Net em Linux, e até então havia se restrito ao C# e aplicações de base. O compilador VB é a primeira linguagem "popular" disponibilizada pelo projeto, e se o compilador funcionar tão bem quanto prometem, pode ser o início de uma revolução. O VB + Linux pode ser o que faltava ao ambiente, uma solução RAD, multiplataforma e de custo zero. (O Visual Basic Express é gratuito, assim como o Mono)

Fonte: Desktop Linux

relacionados


Comentários