Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Finalmente, estragaram o Linux

Finalmente, estragaram o Linux

17 anos atrás

Ontem a noite, tive a oportunidade de instalar o Ubuntu 7.04 Beta, que tem previsão para lançamento da versão final no fim do mês que vem.

Optei por uma instalação completa, pois minha partição de dados fica separada da partição do sistema (modelo altamente recomendado) e nunca tive muita sorte com atualizações para betas, uma vez que customizo muito meu sistema.

Depois de baixar e queimar a imagem do CD, a instalação ocorreu de maneira prática e rápida, como nas versões anteriores.

Bastou dar o boot pelo CD e 25 minutos depois estava com o sistema rodando perfeitamente.

Uma coisa me chamou muita atenção logo de cara, tanto a inicialização quanto o desligamento ficaram bem mais rápidos que a versão 6.10.

A aparência ficou muito mais polida, bem ao estilo WEB 2.0, com cantos arredondados em praticamente todos os lugares e muito (não sei se este é o termo mais correto) espelhamento.

Eu esperava que já viesse com o driver proprietário para rodar o desktop 3D de cara, mas não veio, porém, bastou acessar o menu de configuração e com 4 cliques (contando o do menu e um de confirmação) e a digitação da minha senha, estava instalado o driver proprietário, já com o suporte a 3D.

O único problema é que baixou minha resolução para 1024x768, mas isso, também foi simples de resolver.

Infelizmente, o desktop 3D, ainda não estava ativado, novamente, bastou ir no menu e mais alguns cliques, instalado e funcionando.

Em menos de 5 minutos, tudo funcionando, sem problemas.

Mas eu queria mais, queria o Beryl funcionando, com seus efeitos de neve, água, fogo etc...

Esse eu não achei no menu, mas fui no gerenciador de pacotes, uma pesquisa e mais alguns cliques, estava com o Beryl instalado, configurado e funcionando.

Que coisa chata, estragaram o Linux, agora não dá mais para dizer que precisa ter cérebro para usar, em 40 minutos tudo funcionando perfeitamente, cheio de belezuras que colocam muitos sistemas operacionais comerciais no chinelo e eu não tive que abrir o terminal uma única vez.

Vou parar de usar o Linux, está ficando chato.

Brincadeiras a parte, gostaria de lembrar que esta versão é beta, ainda, não é para uso diário em produção, muitas coisas estranhas podem acontecer (nenhuma até agora, mas nunca se sabe).

Para baixar o CD: http://releases.ubuntu.com/7.04

Para atualizar sua instalação atual:

update-manager -d

E clique no botão que aparecerá para atualizar para a 7.04, esta atividade só é necessária enquanto está no beta, quando ocorrer o lançamento oficial, bastará esperá o aviso da atualização automática.

Algumas considerações sobre a atualização:

  • Tenha pelo menos 1.2 Gb de espaço livre, para que os arquivos das duas versões possam conviver durante a atualização.
  • Desabilite todos os repositórios não oficiais, incluindo o backports (você poderá reabilitar depois).
  • Tenha paciência, demora (762 Mb de download).

Apesar do processo de atualização ser mais transparente para o usuário, recomendo a instalação a partir do CD durante a fase beta.

Se eu conseguir tempo, vou colocar um vídeo do Beryl em funcionamento.

relacionados


Comentários