Meio Bit » Arquivo » Indústria » Nota de Falecimento: Dell Axim 2002-2007

Nota de Falecimento: Dell Axim 2002-2007

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Dell Axim, talvez a melhor linha de PDAs Windows Mobile já lançada por uma grande empresa.

17 anos atrás

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Dell Axim, talvez a melhor linha de PDAs já lançada por uma grande empresa. Mesmo lançado em 2005, o X51V, com sua tela VGA, Bluetooth, Wi-Fi e chip de aceleração 3D ainda reinava seguro, mas o próprio reino acabou.

A Dell avisou que não mais venderá o AXIM, ou tem planos de investir neles no futuro.

Os PDAs são os Neandertais, os Smartphones são os homo sapiens. Conviveram por algum tempo mas as vantagens dos últimos são inegáveis. Com o barateamento dos notebooks (é possível comprar um decente por menos de US$ 500,00 na civilização, e nem estou falando do OLPC do Negroponte) fica fora da realidade dar quase isso por um PDA, que por mais que resolva muitos problemas, continua sendo “apertado” para uso real. Talvez eles tenham morrido justamente porque cresceram demais. Ao se afastarem da função original, e partindo para competir com os notebooks, compraram uma briga maior do que eram capazes de vencer.

Isso explica a sobrevivência das agendinhas da linha Palm, ainda razoavelmente vendidas, principalmente no Brasil. Quem precisa de um gerenciador de contatos e compromissos simples, sem firulas, é bem-servido com um Z22, ou T3 ou mesmo um Palm Vx.

Mas mesmo a Palm já percebeu que o presente são os Smartphones. Mesmo os fanáticos por PDAs como eu já perceberam que é um caminho sem volta. Hoje em dia o meu obsoleto Nokia 6600 é muito mais requisitado do que o Dell X51V, embora este seja “muito mais máquina”. O destino dele será a gaveta, onde ocupará uma cripta, ao lado do Palm Professional. Não deixa de ser poético, ter meu primeiro e meu último PDA, lado-a-lado. É quase como um armário com jarras contendo cabeças de ex-namoradas, mas eu jamais faria isso. Clarice…

Fonte: ZDNet.

relacionados


Comentários