Meio Bit » Arquivo » Indústria » Blu-ray vencendo a guerra?

Blu-ray vencendo a guerra?

Guerra dos formatos: vitória do Blu-ray sobre o HD DVD parece iminente.

17 anos atrás

Fugita_HD_DVD_vs_Blu-ray

Segundo a revista Home Media Magazine, no primeiro trimestre deste ano 70% dos discos de alta definição vendidos nos EUA foram do formato Blu-Ray. O vencedor do Oscar deste ano, Os Infiltrados, mostra claramente esta tendência. Distribuído em ambos os formatos, do seu lançamento em 13 de fevereiro até o final de março, foram vendidas cerca de 53 mil cópias em Blu-ray contra 31 mil em HD DVD.

Na outra guerra de formatos que o mundo presenciou (VHS vs. Betamax), venceu o mais barato e não o melhor em termos tecnológicos. Muitos estão apostando que é isso que vai acontecer novamente, com o HD DVD vencendo a batalha por ser mais barato. Mas as vendas deste ano mostram exatamente o contrário. A provável explicação está no fato de que o Blu-ray tem apoio de mais estúdios do que o HD DVD (6×3).

Enquanto isso a Wal-Mart, preocupada em definir um único padrão para maximizar suas vendas, escolheu o formato HD DVD como vencedor. Apesar de terem lançado uma loja on-line de filmes recentemente, a gigante do varejo conta com o preço baixo dos HD DVDs como chamariz para atrair compradores não só de filmes mas de outros produtos das lojas.

Na verdade a guerra de formatos não empolga. Distribuição por mídia física soa como algo do século passado. Não é à toa que muitos já partiram para exploração de downloads legais de filmes pela internet. Mas aí encontramos outro problema, comum também às mídias físicas: DRM.

Fonte: Reuters.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários