Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon x Canon - Comparativo de ISO

Canon x Canon - Comparativo de ISO

11 anos atrás

Eu gosto de pensar que a Canon abandonou há muito tempo a corrida dos megapixels. Os equipamentos mais baratos pararam nos 18 megapixels e as Full Frame estão com 22 megapixels (5D Mark III) e 18 megapixels (1D X). A Nikon vem apostando em câmeras com uma grande densidade de pixels para ter um atrativo diferenciado. Mas, sabemos que isso não é necessário e pode trazer efeitos indesejados nas imagens, como uma quantidade elevada de ruído em ISO elevado.

Atualmente, o meio fotográfico está fervendo com um ainda não publicado teste do DxOMark com o sensor da EOS 1D X, onde a conclusão é que finalmente uma câmera conseguiu destronar a Nikon D3s do posto de câmera com melhor rendimento em ISO elevado. E olha que isso não é pouca coisa. Então percebemos que o direcionamento da Canon neste momento é bater pesado na questão do ruído que é, em minha opinião, um caminho mais acertado do que aumentar a densidade de pixels. Não estou afirmando nesse momento que a Nikon esteja negligenciando essa área, mas que a empresa está investindo em uma tendência que todo mundo já compreendeu que não fornece muito retorno em termos de qualidade.

Mesmo ainda não tendo em mãos os resultados do DxOMark vale a pena dar uma olhada em um teste feito em agosto pelo site SpinLight 360 onde temos um comparativo de ruído entre a EOS 5D Mark III e a nova EOS 1Dx. Embora a 5D seja comprovadamente uma câmera com um ótimo rendimento (onde já vi fotógrafos registrarem eventos com ISO 6400 com resultado satisfatório), a 1Dx mostra porque todo mundo está elogiando o equipamento e entrega um ótimo rendimento com uma quantidade menor de ruído e mantendo os detalhes do objeto fotografado. Vejam abaixo alguns comparativos.

 

Levando em conta a densidade de pixels, fico pensando se a 5D não teria um rendimento melhor se estivesse com a mesma resolução da 1Dx. Óbvio que tamanho de impressão também é importante, principalmente para quem trabalha com publicidade, mas pensando em fotógrafos sociais essa seria uma característica mais positiva do que o tamanho.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários