Meio Bit » Arquivo » Indústria » Notebooks x Desktops

Notebooks x Desktops

17 anos atrás

Um amigo, querendo trocar seu velho Pentium III me perguntou o quê valeria mais a pena: um novo micro desktop ou um notebook.

Antigamente, essa resposta era muito fácil. Se o sujeito fosse usar o micro para o trabalho e viajasse, valeria a pena um portátil. Mas hoje, com os preços em queda livre, é algo para se pensar.

Tomei como base um custo bem razoável para um micro "de mesa": R$ 2000,00. Isso permite a compra de um desktop "de marca" ( leia-se "com garantia", "discos de recuperação" e "sistema operacional original" ), com um processador de 2.4GHz, 1GB de RAM, 80GB de HD, Drive DVD RW, GPU integrada, monitor de 17'' CRT e Windows Vista Home Basic ( vejam: não é o Starter Edition ). Não é o supra-sumo da tecnologia, mas serve bem a quem vai utilizar em casa, para digitar textos, acessar a internet e jogar eventualmente.

No caso do notebook, esse mesmo valor compraria algo como um Celeron M de 1.6GHz, 512MB de RAM, 80GB de HD, Drive Combo ( leitor de DVD e gravador de CD ), monitor de 15.4'', GPU integrada e Windows XP Home Edition.

E agora?

Como o desktop usa o Vista e o notebook usa o WinXP, a quantidade de memória "utilizável" não é o dobro. Eu diria que é quase a mesma. Para o uso doméstico, talvez não faça tanta diferença o clock, mas o gravador de DVD, esse sim, faz falta.

Particularmente, eu gastaria mais duzentos Reais e compraria o notebook, com um gravador de DVD.

relacionados


Comentários