Meio Bit » Arquivo » Ciência » Imagem do Dia: os Panoramas Marcianos

Imagem do Dia: os Panoramas Marcianos

Curiosity: confiram uma bela imagem paronâmica tirada pela Mastcam em Marte.

11 anos atrás

panoramasmall

Os grandes satélites espiões do tempo da Guerra Fria por muito tempo utilizavam filme fotográfico, ejetando cápsulas de reentrada que eram capturadas por unidades das forças armadas. Câmeras de vídeo simplesmente não conseguiam a mesma qualidade.

Durante a maior parte da exploração espacial fomos limitados por disponibilidade de banda e tecnologia de captação de imagens, sem a conveniência dos espiões. Mandar uma sonda pra Júpiter já era complicado, trazer de volta, inviável.

Hoje isso mudou. Temos banda, se não muito larga pelo menos decente, algoritmos de compressão excelentes e câmeras na faixa de megapixel, como da Curiosity, ou grosseriapixel, como a HIRISE.

Uma das capacidades dos equipamentos modernos como a Curiosity é a criação de mosaicos. Essas máquinas maravilhosas retornam verdadeiras janelas de outros, com muito mais nitidez e detalhes do que sonhávamos ser possível sem estar lá, vendo ao vivo.

Um bom exemplo é a imagem acima, que você não dá nada por ela até se tocar que ela foi feita em outro mundo. Foi tirada pela Mastcam, um brinquedo com 100 mm de distância focal, lentes f/10 e capaz de resolução de 7,4 cm por pixel a 1 km de distância, capturando frames de 1200×1200. Juntando dezenas de imagens tiradas entre novembro e dezembro de 2012 chegou-se ao resultado acima. No original, disponível neste link aqui, são 35 MB de arquivo, 13.726 × 3.008 pixels e uma visão literalmente de outro mundo.

Marte é incrivelmente familiar e alienígena. A vontade é sair levantando pedras, temos quase certeza de que algo irá se arrastar procurando sombra. E a curiosidade de procurar cavernas, mexer nas pedras de cor diferente, escavar a areia feito criança.

Ah sim: os “objetos” voando em forção ao fundo são artefatos da composição do mosaico.

relacionados


Comentários