Meio Bit » Arquivo » Hardware » Mundo Sem-Fio nada, agora tem cabo Thunderbolt de 30 metros

Mundo Sem-Fio nada, agora tem cabo Thunderbolt de 30 metros

Sumitomo Electric Industries acaba de ser certificada pela Intel para a produção de cabos Thunderbolt ópticos de até 30 metros!

11 anos atrás

cabao

Existe uma ilusão de que tudo pode ser resolvido com Wi-Fi, e quando a gente explica que no mundo corporativo além de ser insegura uma rede sem fio não aguenta a carga, alguém sugere Ethernet, ou Gigabit Ethernet.

Só que quando a gente lida com petabytes de arquivos de vídeo, renderfarms de milhares de CPUs ou a coleção de material educativo do Yeltsin, mesmo Gigabit Ethernet é lento.

Uma solução foi o Thunderbolt, antigo LightPeak, interface criada pela Apple e pela Intel com capacidade de 20Gbit/seg.

As especificações limitam o tamanho do cabo em um máximo de 3 metros, o que é mais que suficiente para ligar um NAS a um cluster de CPUs, mas seria interessante poder por exemplo conectar dois prédios em alllllta velocidade.

Aí entra a Sumitomo Electric Industries. Eles acabaram de ser certificados pela Intel para produção de cabos Thunderbolt ópticos de até 30 metros.

Essa parte é bem legal: O conector no PC é o mesmo, pros equipamentos nada muda, mas no cabo é tudo diferente. Ao invés de um conjunto de cabos de cobre, o plug segue a especificação óptica do Thunderbolt, e tem, miniaturizado, um transceptor fotoelétrico. sim, aquela caixa enorme que os sortudos usuários de fibra doméstica possuem, tudo cabendo num conector.

Como o sinal vira luz, não sofre interferência eletromagnética convencional, mantendo a performance mesmo usando a extensão máxima do cabo.

Não há informações de quanto custa esse cabo, mas deve ser uma fortuna. Tudo bem, não é pro nosso bico. Vale como curiosidade e pra dar um toque de humildade pra quem ainda achava Gigabit Ethernet algo rápido.

relacionados


Comentários