Meio Bit » Arquivo » Internet » Processos no desenvolvimento de um website

Processos no desenvolvimento de um website

Tutorial: quais os processos no desenvolvimento de um website?

11 anos atrás

Essa é uma dúvida bastante frequente em quem está iniciando na área de desenvolvimento de websites: Quais os processos no desenvolvimento de um website? Apesar de parecer bem simples: “Conversar com o cliente > Receber metade > Fazer o website > Receber a outra metade > Entregar o website”, para melhorarmos o sistema e consequentemente valorizarmos o nosso esforço, seguir um método um pouco mais longo pode ser bem mais benéfico, mesmo que dê mais trabalho.

Costumo dividir os processos de desenvolvimento de um website em seis etapas:

  1. Definição do Projeto;
  2. Estrutura do Site;
  3. Design Visual;
  4. Desenvolvimento do Site;
  5. Testes;
  6. Lançamento do website.

Essas etapas são dividas em diversos cuidados que, ao serem tomados, justificam todo esse trabalho extra.

Definição do Projeto

O primeiro passo é sempre a entrevista/reunião com o cliente. Apesar de alguns recomendarem que o briefing (briefing é um termo usado em publicidade para definir o conjunto de informações ou coleta dos dados obtidos em uma reunião) seja feito após a reunião, recomendo que você defina o projeto durante a reunião com o cliente para evitar mal entendido entre as duas partes.

É recomendado que você faça tal reunião com o cliente em um ambiente calmo: evite locais barulhentos e com muita interação (pessoas ao seu redor falando com você). Caso você possua um escritório particular, faça a entrevista nele. Entretanto, se você quer economizar dinheiro, leve o seu cliente para um café (não sei como são os Starbucks do Sudeste do Brasil, mas aqui eles são um ótimo espaço para reuniões).

O segundo passo é identificar quais as tecnologias necessárias para o desenvolvimento do website. É um website dinâmico? Usará PHP, Ruby on Rails, ASP (alguém ainda usa ASP, além da Microsoft)?. É um website estático? Terá banco de dados? Qual o tipo de banco de dados?

O terceiro passo é definir a “linha do tempo” do projeto. Qual é a deadline do projeto e como você pode dividir o website a fim de entregá-lo na data planejada? Vai precisar de tempo extra? Avise ao clientes antes e não depois, pois nenhum cliente gosta de atrasos (nem chefes).

Estrutura do Site

Recomendo que você faça os wireframes de um website. Você pode fazer no papel e passar para o computador ou então usar um framework que facilite o seu trabalho. Minha recomendação pessoal é usar o Foundation para fazer os wireframes, inclusive estou com bastante tempo livre para fazer um projeto do Foundation para WordPress.

wireframe_template-visio-648x384

Um filme quando vai ser desenvolvido ou uma campanha publicitária sempre passam por um desenhista que ficará responsável por fazer o storyboard. O wireframe é basicamente um storyboard para websites. Abaixo um exemplo de storyboard:

kenneth_chan_storyboard001-648x500

É através do wireframe que o designer terá uma idéia de como o website será desenvolvido. Mesmo que o website seja dinâmico e páginas venham a ser acrescentadas depois, é importante que você faça uma definição básica de como será o menu, qual a descrição e função das páginas e a funcionalidade de cada item do wireframe e do website.

Design Visual

Os primeiros rascunhos do website começam a serem feitos pelo designer (ou por você). Jamais faça o website completo no começo, pois o cliente sempre adora mudar algo. É importante que você faça rascunhos de como o website será (digamos que seja o rascunho de uma redação que precisa ser avaliada primeiramente pelo professor. Você não precisa apagar toda a redação, mas pode corrigir os itens que achar necessário).

Após o cliente realizar o feedback do layout, você passará a refinar o layout e por final entregar ao desenvolvedor ou iniciar o quarto processo que consiste na parte “código” dos processos descritos acima.

Desenvolvimento do Site

Após confirmação dos requisitos técnicos do website e da finalização do layout, é chegada a hora do desenvolvimento do website através dos códigos. Dependendo do tempo que o cliente levou para realizar o feedback, pode ser necessário um aumento do prazo para a conclusão do projeto, então é interessante analisar a expectativa de conclusão do projeto. Caso demore mais do que o previsto, você precisa comunicar ao cliente.

Testes

Nem todos os navegadores rodam o website exatamente igual. Nem todos os sistemas operacionais rodam o site exatamente igual. É chegada a hora do conserto de bugs. Muitos desenvolvedores excluem o Internet Explorer 6 e 7 da lista de navegadores suportados. Eu incluiria o Internet Explorer 8 também: infelizmente, 6,8% da população mundial ainda usa o IE8.

Identificado o bug, é necessário realizar o conserto do mesmo. Verifique nos fóruns de desenvolvimento de websites ou em listas de discussão ou mesmo no Facebook se alguém já lidou com um bug semelhante. Sempre verifique se o site está 100% perfeito antes de entregar ao cliente. Segundo a lei de Murphy aplicada à web, é bem provável que o seu cliente use IE 8 no Windows 3.1. Ou IE 5.5 no Mac OS X.

Lançamento do Website

Apesar de gostar de criar artigos, eu odeio fazer documentação. Odeio. Mas é importante caso o cliente não use da sua manutenção. Ou seja, se você vende que não faz manutenção de websites, ofereça para ele uma documentação de como utilizar o sistema ou como editar os arquivos ou inserir artigos. Caso ele use WordPress, eu recomendo (sério) que ele acesse o meu blog (em breve eu farei uma documentação em PDF/DOC/PAGES em formato de Domínio Público para que você possa disponibilizar ao seu cliente).

Colocado o site no ar, verifique se tudo está funcionando perfeitamente. Caso tenha sido contratado um plano de manutenção do website, comece a aplicá-lo exatamente na mesma hora que você encontra um erro. Não espere até o cliente apontar um erro, é chato.

Num próximo artigo tentarei discutir um pouco sobre as formas mais comuns de como as pessoas cobram por um website e me sentirei bastante agradecido caso vocês (desenvolvedores, designers e/ou donos de empresas) compartilhem como desenvolvemos um website.

Quais seriam os processos de desenvolvimento dos vossos websites? Como tais processos têm sido aplicados na prática, por vocês?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários