Meio Bit » Arquivo » Indústria » Telefônica oferece 3 bilhões de euros pela Vivo

Telefônica oferece 3 bilhões de euros pela Vivo

17 anos atrás

O mercado de telecom brasileiro está agitado. O grupo Telefónica ofereceu 3 bilhões de euros (aprox. US$ 4,1 bilhões) à Portugal Telecom (PT) pelos 50% da Vivo que ainda não controla. A Vivo é líder de mercado mas as concorrentes chegaram muito perto de ameaçar esta posição. Durante 48 meses a Vivo perdeu fatias de mercado, revertendo esse quadro somente há dois meses. Em parte a culpa é do desentendimento entre os dois sócios da Vivo, Telefônica e PT. A saída de um deles da sociedade pode ser benéfica à empresa. Como efeito dessa oferta, as ações da Vivo na Bolsa de Valores de SP começaram o dia em forte alta. No fechamento a valorização foi de mais de 4%.

Recentemente a Telefônica comprou participação na Telecom Italia, dona da TIM aqui no Brasil. Se a Telefônica ficar integralmente com a Vivo, enfrentará problemas regulatórios. Provavelmente venderá sua participação na TIM do Brasil. Por outro lado, a Portugal Telecom não tem interesse em deixar nosso país. Vendendo sua parte na Vivo fica com dinheiro em caixa para fazer aquisições. Entre os possíveis alvos estariam a Oi ou a Brasil Telecom, ou ambas ao mesmo tempo.

O mercado brasileiro de telecom está em fase de consolidação. Saiu de uma Telebrás estatal para várias pequenas operadoras. Elas foram se juntando e estão sobrando poucos players no mercado. Lembra a piada que circulou recentemente no mercado americano, referindo-se às compras e fusões da AT&T.

[via Computer World e Estadão]

relacionados


Comentários