Meio Bit » Arquivo » Indústria » Todo mundo fazendo pactos estranhos: Agora saiu OLPC e Intel

Todo mundo fazendo pactos estranhos: Agora saiu OLPC e Intel

17 anos atrás

meiobit-hurey.jpg

Eu entendo que às vezes a tentação seja grande. Eu entendo que uma Linspire ou uma RedHat acabem fazendo pactos com a Microsoft, por uma questão de sobrevivência. Mas eu não esperava que o Nicholas Negroponte, do One Laptop Per Children depois de esbravejar tanto contra a Intel fosse ser tão amistoso (em um sentido Madame Bela paga adiantada, em Euros e 200% acima da tabela) com quem critou até não poder mais.

A Intel passa simplesmente a fazer parte do Conselho Diretor do OLPC.

O XO (sim, mudou de nome de novo), ou laptop de €100,00 deverá ser vendido para países do Terceiro Muno, voltado para o público da escola básica. A Intel tem seu Classmate, que é muito mais máquina que o XO mas também custa bem mais caro. US$225,00 para ser preciso.

A reportagem da Folha vai mais adiante:

Com o acordo, a Intel e a ONG devem tentar encontrar uma forma de vender seus respectivos computadores para governos estrangeiros. Uma das alternativas é que o foco do Classmate sejam áreas urbanas e os "XO", áreas rurais.

William Swope, da Intel, falando sobre o acordo, disse que a "filantropia é a razão" para a parceria. Yesss, claro. Perfeitamente.

Negroponte soltou outra pérola perfeita para finalizar:

"A colaboração com a Intel significa que o maior número possível de notebooks chegará às crianças"

Claro, Nicholas. Nada mais lógico do que fazer um acordo com quem está minando o seu mercado, e deixá-lo oferecer um produto idêntico ao que você vende.

Fonte: Folha de S. Paulo

relacionados


Comentários