Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotodanz - alternativa do Cinemagram para Android

Fotodanz - alternativa do Cinemagram para Android

O Fotodanz é um app para Android que funciona como alternativa para o Cinemagram do iOS, criando GIFs animados conhecidos como Cinemagraphs.

11 anos atrás

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr.gif

Como diria a paródia, eu não tenho iPhone (NSFW - Linguagem). Na verdade não tenho produto algum da Apple.

Não que nunca tivesse curiosidade ou vontade de ter o mais famoso smartphone do planeta mas me faltou, digamos, oportunidade financeira para tanto: ou estava quebrado, ou tinha outras prioridades. Sim, não adianta negar: nenhum produto da Apple, hoje em dia, é voltado para a grande massa no Brasil. Para a grande maioria da população, ainda são caros e pronto. Não há o que discutir.

Ao mesmo tempo, a variedade de aparelhos com Android provoca uma concorrência que obviamente leva a uma queda de preços e uma briga para conquistar consumidores nas classes menos abastadas, por assim dizer. Coisa que a maçã mordida, aparentemente, não faz questão alguma.

Algo não muito diferente acontece no mundo dos apps quando algumas empresas e programadores preferem “elitizar” seus aplicativos lançando versões exclusivas para esta ou aquela plataforma. Foi assim, por exemplo com o Instagram que por um bom tempo era exclusividade do iOS, até finalmente abrir para o Android e este que vos escreve também poder inflar o seu ego por lá (Se bem que acho os filtros e as opções do Streamzoo bem melhores mas isso é assunto para um outro post)

Outro aplicativo que continua - por enquanto - sendo exclusividade dos usuários da Apple é o cinemagram, - que serve para criar os chamados Cinemagraphs, um tipo de GIF com movimento parcial repetitivo, chamaremos assim, que viraram moda na web criados por Kevin Burg e Jamie Beck.

Mas brincar de fazer GIFs legais não é exclusividade dos applemaníacos. O Fotodanz é uma ótima alternativa, cumpre o que promete e ainda por cima tem uma versão gratuita, ao contrário do “original” do iOS.

Usar o app é bem simples. Antes de começar porém, é preciso fazer um pequeno cadastro. Escolher um nome de usuário, senha e um e-mail. Uma vez feito isso, o aplicativo “filma” 3 ou 5 segundos da cena que você escolher. É importante mexer o mínimo possível o celular durante esta parte para evitar que a animação saia tremida.

Fotodanz-1

Na tela seguinte você escolhe qual parte da “foto” quer que tenha movimento. Aqui temos um problema: O tamanho do seu dedo faz com que seja praticamente impossível marcar exatamente do jeito que você quer mas, na grande maioria das vezes dá para chegar perto o suficiente. Nunca testei em outro aparelho além do meu Sony (ainda) Ericsson XPeria Neo mas imagino que uma caneta stylus resolva o aborrecimento.

Fotodanz-2

A partir daí é hora de escolher o filtro que vai usar - ou não. Nem todos os filtros estão disponíveis na versão gratuita. Na verdade não estarão disponíveis também na versão pagar mas isso explico abaixo.

Depois de tudo pronto é hora de salvar ou compartilhar o seu Cinemagraph. Há opções de compartilhamento por e-mail, sms, facebook ou twitter. Este último inclui 3 hashtags automáticas (#cinemagraph #gif #android) e não há muito que se possa fazer a respeito. A propósito, o compartilhamento é feito através de um link já que não há como abrir (ainda bem!) GIFs animados no facebook ou Twitter.

Fotodanz-3

Mesmo cumprindo o que promete, nem tudo são flores no Fotodanz: apesar de pedir um cadastro inicial o ele não é uma rede social como o Instagram ou o Streamzoo, algo que faria uma grande diferença entre os usuários. No máximo alguns cinemagraphs são escolhidos para serem mostrados no site do aplicativo.

Além disso, como devem ter notado nas imagens deste post, na versão gratuita é preciso se contentar com uma marca d'água em todas as imagens. Existem 2 opções pagas: a 1ª custa R$ 2,00 e só faz tirar a marca d'água dos seus cinemagraphs, e a segunda, por R$ 3,99; inclui todos os filtros restantes que são bloqueados na versão gratuita.

Ainda assim, o Fotodanz é um aplicativo divertido que, usado de forma correta, pode realmente surpreender.

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr-2
Cuidado para a imagem não sair tremida.

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr-3

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr-4

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr-5

Fotodanz-Roberto-Camara-Jr-6

A propósito, todos os Cinemagraphs aqui no post foram criados por mim. 😉

relacionados


Comentários