Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mapa Cultural Paulista 2013 - espaço para a fotografia

Mapa Cultural Paulista 2013 - espaço para a fotografia

11 anos atrás

E chegamos a mais um Mapa Cultural Paulista, empreitada que tem por objetivo mapear a produção artística no Estado de São Paulo e que ocorre a cada dois anos. O evento é de realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e é desenvolvido pela Abaçai - Cultura e Arte. O Mapa Cultural acontece desde 1995 e se tornou uma importante fonte de formação, informação e circulação de cultura pelo Estado, tendo como um dos objetivos apoiar a produção cultural no interior do Estado. São diversas categorias (Artes Visuais, Teatro, Música Instrumental, Canto Coral, etc) onde os interessados passam por 3 peneiras antes de se chegar aos vencedores.

A Primeira Fase é a Municipal, onde cada município fica responsável por receber os trabalhos de seus moradores. A data para a fase municipal ser encerrada é 30 de junho, onde cada cidade deve realizar eventos com amplo conhecimento da população para a inscrição de trabalhos em todas as categorias. Os trabalhos devem ser julgados por um júri de 3 pessoas ligadas a área, sendo que pelo menos um jurado deve ser de fora do município (para manter a imparcialidade). Cabe ao município cuidar de toda fase burocrática nessa fase e encaminhar os trabalhos selecionados para o próximo estágio do concurso. A Segunda Fase é a Regional onde o Estado de São Paulo foi dividido em 13 regiões administrativas (Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira) onde os jurados serão enviados pela Abaçai e terão amplo poder para escolher e conferir menções honrosas. A fase regional deve se realizar entre 01 de agosto e 15 de novembro. Os escolhidos nessa fase vão participar da exposição na capital e da mostra que vai circular pelo interior. Na Fase Estadual, que acontece só em 2014, serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CD´s e os  DVD’s que serão entregues em forma de premiação.

Falando mais especificamente da fotografia, serão aceitas fotos digitais ou captadas com filme fotográfico, sem montagem fotográfica, e impressas em tamanho mínimo de 20x30cm. Cada um pode inscrever até três fotos sobre qualquer tema, lembrando que se trata de um concurso cultural e que composições aditivas devem ser mais apreciadas do que as subtrativas (pelo menos e o que tenho visto em outros anos) e cada um pode inscrever até 03 (três) fotos. Ao final da fase regional, cada cidade pode encaminhar até 03 artistas de cada categoria para a Fase Regional. Lembrando que todo mundo que conseguir chegar até a Fase Estadual vai participar do catalogo a ser produzido com as obras e cada Artista vai ganhar 10 exemplares para poder fazer propaganda de suas obras. Fora isso, dos que chegarem a Fase Estadual serão selecionados 05 participantes para ganhar o prêmio de incentivo de R$ 2.000,00.

O Mapa Cultural Paulista não é um concurso que paga grandes volumes de dinheiro ou equipamentos fotográficos como prêmio, mas o que se consegue aqui é muito mais valioso. Estou falando de prestígio. Se você quer colocar seu nome na roda artística de destaque em São Paulo, então este é um dos caminhos. Não perca tempo, procure a Secretaria de Cultura de seu município o quanto antes e faça a inscrição de suas obras. O regulamento completo com prazos e maiores informações pode ser encontrado no site oficial do Mapa Cultural Paulista 2013/2014.

mapa_cultural_paulista

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários