Meio Bit » Software » Algoritmo revolucionário de redimensionamento de imagens

Algoritmo revolucionário de redimensionamento de imagens

14 anos atrás

O vídeo acima é uma apresentação do Dr Shai Avidan, que tem um PHD pela Universidade Herbraica de Israel, trabalhou na Microsoft Research durante seu pós-doutorado, e até ontem estava batendo ponto no Mitsubishi Electric Research Laboratories. Ele é co-autor da tecnologia chamada "media retargeting", que se dispõe a redimensionar de forma inteligente imagens para formatos e dispositivos diferentes.

O algoritmo que ele desenvolveu é impressionante. Através das curvas de energia de uma imagem detecta as áreas de maior importância, remove o que pode ser removido e consegue manter o grau de distorção no mínimo, mesmo para os casos mais radicais. O final do vídeo, onde o algoritmo é usado para remover pessoas de uma imagem é bonito de se ver também.

Ruim mesmo é ter que ouvir o cara falando "aqui usamos um simples algoritmo..." quando muito provavelmente gastaria uns 5 quadros-negros explicando para gente normal o "simples algoritmo".

O vídeo foi mencionado dia 19 de Agosto no blog de John Nack, da Adobe. Ele é Gerente Senior de Produto para o Photoshop. Alguns dias depois saiu no TechCrunch, que com 579.000 assinantes em seu feed RSS não é exatamente um diário de adolescente. Resguardadas as proporções é o MeioBit da gringolândia. Resultado? Ontem o Dr Shai foi contratado pela Adobe. Muito provavelmente com um salário pra lá de atraente.

Este é um caso raro, onde testemunhamos a gênese de uma nova tecnologia. Guardem este post, vamos ver quanto tempo até o Photoshop lançar uma versão do algoritmo, e o mesmo acabar incorporado ao Flash. 180 dias, no máximo, é minha aposta.

relacionados


Comentários