Meio Bit » Arquivo » Software » Google Search para Android finalmente aprendeu a falar português

Google Search para Android finalmente aprendeu a falar português

Google Search recebe atualização e passa a responder buscas por voz em português.

11 anos atrás

search

O recurso Google Search já respondia a comandos de voz em português, mas ainda estava muito longe da versão em inglês. Hoje o serviço recebeu uma sutil atualização, e passa a responder em nossa linda e amada língua natal.

Claro, nem tudo são flores: o recurso ainda está MUUUUUUITO longe da versão em inglês: a voz do assistente é bem robotizada e ainda não entende alguns comandos mais específicos. Para realizar a pesquisa você precisa falar de maneira clara e sucinta, mas nem por isso o sistema alivia: eu falei "Sony" umas quatro vezes e ele entendeu diversas coisas, desde "Sônia" até "shopping". Algumas mais simples, como as que eu fiz mostradas na imagem que abre o post ou "qual a população do Reino Unido?" ele respondeu de boa. Já a mesma pergunta para "Myanmar" ele entendeu como "me amar", mas fiz um teste perguntando como "Birmânia" e ele corrigiu o para o nome atual, dando a resposta desejada. Além disso, diferente do serviço em inglês em que você só precisa dizer "Google" e começar a pesquisar , você tem que clicar no microfone da search bar.

Como Hugo Barra, VP de Android no Brasil havia anunciado no lançamento do Nexus 4 que o serviço logo estaria disponível, é questão de tempo para o algoritmo ser aprimorado e termos uma versão com menos bugs e com voz mais agradável.

Fonte: Google Discovery.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários