Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Book em Estúdio de Primo Tacca Neto

DVD Book em Estúdio de Primo Tacca Neto

11 anos atrás

E chegou aqui em casa a vídeo aula em DVD de Book em Estúdio apresentado por Primo Tacca Neto e que foi colocado no mercado pela iPhoto Editora. A obra segue a mesma formula já consagrada pela editora e apresenta a aula em capítulos separados pelos temas mais importantes a serem estudados. O Book Fotográfico deve ser a atividade que mais move a fotografia profissional no Brasil. Muita gente começa na fotografia com esse intuito, fotografando as amigas e posteriormente se lançando no mercado profissional. Mercado esse que é movido principalmente pela vaidade feminina que aposta nos ensaios fotográficos para registrar os seus momentos e, também, dar aquela massageada no Ego. Essa cliente, se ficar feliz com o trabalho, pode voltar todos os anos para refazer o Book e, quem sabe, um casamento, ensaio gestante, fotografia de família, e por ai adiante. Então nada melhor do que se aprimorar na área e saber exatamente o que você está fazendo.

O DVD parte da premissa que você não é mais um fotógrafo iniciante, pois já tem um estúdio e vai aprender a trabalhar com as luzes de estúdio. Sei que pode ser pedir demais, mas a gente poderia um dia ter um DVD voltado realmente para o fotógrafo que está iniciando, que não tem um estúdio, que não tem uma câmera top de linha e nem acessórios de estúdio que custam bem mais que um salário mínimo. Sabe aquela aula de gambiarras que a gente dá nos cursos de fotografia para iniciantes que possuem uma câmera de entrada com lente do kit, um flash externo e um rebatedor circular com dupla face. Essa seria um vídeo aula que venderia horrores.

Mas, voltando ao DVD que tenho em mãos, o mesmo tem duas horas de duração e depois de uma pequena introdução do fotógrafo mostrando os motivos pelos quais uma pessoa quer ser fotografada, temos a opção de assistir ao vídeo todo ou ver apenas os capítulos específicos. A lista de assuntos é muito legal e nos mostra os caminhos pelos quais a aula vai nos levar. Os dois primeiros capítulos são bem bacanas, e geralmente não são tratados nos textos que vejo pela internet. Aqui vemos a Equipe de Produção necessária para um book e os cuidados com maquiagem e produção. Fotografar um book sem uma equipe torna o processo mais complicado e não ter uma maquiagem bem feita quer dizer que você vai perder muito mais tempo fazendo o pós processamento da imagem. Boas dicas nesses dois primeiros capítulos. Os próximos dois capítulos falam sobre os acessórios de luz e as lentes que o fotógrafo utiliza no estúdio. Se você ainda não atingiu um nível Semideus na fotografia então vai ficar babando. Em seguida entramos na questão de você estar atento ao perfil do cliente (dicas muito importantes) e qual o tamanho de estúdio que você precisa ter para trabalhar. Pausa nesse momento. Não tenho vergonha em admitir que o estúdio e a organização do espaço do Primo Tacca é o meu sonho de consumo quando o assunto é local de trabalho. E deve ser o de muita gente também. Vamos copiar sem medo de ser feliz.

O próximo capitulo fala exclusivamente sobre a questão da direção de modelos e da diferença de fotografar uma modelo profissional e uma modelo iniciante. Primo Tacca vai na raiz e afirma que não existe regra geral, não tem mágica e nem receita de bolo para isso. Depende muito da interação do fotógrafo para com a modelo. Então depende muito da sua habilidade em se conectar com a pessoa fotografada. Mas, existem coisas que temos que ter em mente, que na hora temos que criar as poses e fazer uma boa análise dos trejeitos da modelo. Coisas que vamos desenvolvendo com a prática em retratos. Por fim chegamos aos capítulos que falam dos esquemas de iluminação. Aqui eu gostei muito, pois o fotógrafo foge da escola mais tradicional de iluminação de estúdio que dita que você tem que ter uma luz principal e uma luz de preenchimento e trabalha em vários momentos com apenas uma fonte de luz, onde o resultado é igualmente maravilhoso. Nessa parte o fotógrafo demonstra e ensina a montar 6 esquemas de luz diferentes e que podem ser feitos, em sua maioria, com apenas uma fonte de luz. Estamos falando da Luz a 45º, Luz a 90º, Paramout, Refletor Direto, Contraluz e High Key e Low Key. Tudo muito bem explicado e com vários exemplos bem bacanas. Pena que em mais uma vez os produtores perderam a chance de explicar o funcionamento do fotômetro para calcular proporção de luz em estúdio. Até esse momento tivemos 1h e 16min de aula.

O próximo capítulo, muito importante em um curso de fotografia, é de análise das fotos produzidas. São vistos os detalhes de todos os esquemas de luz e o resultado da direção de modelo, com a evolução da retratada no estúdio. E, por fim, temos uma entrevista com o fotógrafo mostrando um pouco de como foi a evolução de sua carreira e suas influências.

O DVD é uma boa oportunidade de aprender se você quer se especializar em fotografia de Book, uma atividade que não é fácil de desenvolver e necessita de muita dedicação e estudo, principalmente por conta da grande concorrência no mercado. E nesse cenário não tenho dúvida que conhecimento é poder.

O DVD Book em Estúdio do Primo Tacca Neto pode ser comprado no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 89,00.

book em estúdio

relacionados


Comentários