Meio Bit » Arquivo » Indústria » Philips anuncia a TLED, a lâmpada de LED mais eficiente do mundo

Philips anuncia a TLED, a lâmpada de LED mais eficiente do mundo

Philips anuncia a TLED, lâmpada de LED com grande eficiência e que, ao contrário dos LEDs atuais, gera “luz quente”.

11 anos atrás

TLED lamp

Há uma certa parcela da população que não gosta de lâmpadas de LED, e um dos principais problemas é que ela gera uma luz fria de tonalidade mais suave (além de ainda ser bem cara). As lâmpadas fluorescentes não são muito eficientes, e as incandescentes então nem se fala: mais de 90% da energia que elas consomem vira calor.

Agora a Philips anunciou um novo produto, a TLED, uma lâmpada de LED em tubo que além de ser muito eficiente, ainda gera uma luz quente considerável.

As lâmpadas de LED até então eram produzidas de duas formas: ou uma combinação de LEDs azuis, vermelhos e verdes para gerar luz branca, ou LEDs azuis com um revestimento de fósforo, que é procedimento mais comum. Só que o primeiro método gera uma luz fria de tom azulado, e o segundo não é tão eficiente.

O pulo do gato foi combinar um LED vermelho e dois azuis, e cobrir um LED verde com uma camada de fósforo verde. O resultado é uma lâmpada que gera uma “luz quente”, com temperatura de cor que oscila entre 3.000 e 4.000 K, e que com apenas 7,5 W é o equivalente a uma incandescente de 100 W. E mais: seu custo de produção é relativamente baixo.

Por enquanto a TLED ainda está na fase de pesquisa, mas os técnicos da Philips estão bem empolgados. O plano é colocar essas lâmpadas no mercado já em 2015.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários