Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Cientistas conseguem criar rim de rato bioartificial e funcional

Cientistas conseguem criar rim de rato bioartificial e funcional

Cientistas conseguem desenvolver rim de rato bioartificial que foi capaz de produzir urina tanto em laboratório quanto após ser transplantado.

11 anos atrás

Rat's kidney

A notícia divulgada hoje pode representar um feixe de esperança para muitas pessoas que sofrem nas filas de transplantes. Em pesquisa divulgada hoje, cientistas do Massachusetts General Hospital conseguiram criar um rim de rato bioartificial que conseguiu produzir urina, tanto no laboratório quanto após ter sido transplantado.

A técnica utilizada consiste em pegar um órgão de um rato morto e "lavá-lo", removendo todo tecido celular. O que resta é um "esqueleto" de colágeno, com boa parte das estruturas complexas do rim preservadas, inclusive o formato dos canais. Este recebeu uma cultura de células especializadas que poderiam reproduzir as células do órgão: células endoteliais humanas e de rins de ratos recém-nascidos, que tiveram de ser injetadas nos lugares certos para reconstruir as estruturas do órgão original, como os néfrons.

O órgão foi então colocado num forno especial que reproduzia as condições do corpo de um rato por 12 dias. Ao ser testado, o rim conseguiu produzir uma urina rudimentar, com uma taxa de eficiência de 23%. Após ser transplantado a eficiência caiu para 5%, mas ele novamente cumpriu a função que se propõe - produzir urina. A pesquisa foi publicada na Nature.

Essa técnica já foi empregada para recriar outros órgãos, mas é a primeira vez que tentam em um conjunto tão especializado. Tirando o cérebro, o rim é facilmente o órgão mais complexo. Uma futura melhoria na técnica como pretende empregar a equipe pode significar uma melhor qualidade de vida para milhares de pessoas que esperam na fila dos transplantes ou que dependem de hemodiálise.

Fonte: PopSci.

relacionados


Comentários