Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Usuários do Reddit e 4chan conduzem impressionante investigação paralela do atentado em Boston

Usuários do Reddit e 4chan conduzem impressionante investigação paralela do atentado em Boston

Uusuários do 4chan e Reddit conduzem investição paralela do atentado em Boston e conseguem isolar alguns suspeitos.

11 anos atrás

suspect

O atentado ocorrido durante a Maratona de Boston na última segunda-feira, em que duas bombas explodiram próximas à linha de chegada fazendo três vítimas fatais (entre elas uma menina de apenas oito anos de idade), se tornou a maior investigação coletiva da história. Sabendo o poder que os indivíduos tem nas mãos, onde todo mundo anda com uma câmera no bolso, o FBI solicitou a cooperação da população, para que enviassem quaisquer fotos ou vídeos que pudessem ajudar a identificar os prováveis suspeitos.

Porém uma turma resolveu ir além: usuários do Reddit e do 4chan estão conduzindo uma investigação paralela massiva, e com a ajuda de muita gente, chegaram a até mesmo isolar vários suspeitos.

Um usuário do Reddit conhecido apenas como Oops777 abriu um tópico chamado "Find Boston Bombers", e os usuários começaram a compartilhar diversas fotos, onde comparam não só os restos das mochilas com pessoas as usando momentos antes da explosão, como até mesmo o comportamento dos suspeitos. As fotos estão sendo compartilhadas pelo Flickr e exibidas tanto no 4chan quanto no Reddit e diversos Tumblrs.

Na foto que abre o post, por exemplo, dois suspeitos carregam mochilas bastante similares a que foram coletadas pela polícia.

Nesta outra, note que esse outro suspeito está com uma mochila num momento, e aparentemente sem ela noutro (apaguei o rosto do cara porque né, não há provas concretas). Note também que ele não está prestando atenção à corrida:

suspect2

Sobre essa mesma foto, note o formato estranho do conteúdo da mochila, que corrobora a teoria das bombas terem sido feitas de panelas de pressão cheias de pólvora, pregos e rolamentos:

suspect4

Veja o comportamento desse outro suspeito:

suspect3

Tal situação é uma faca de dois legumes, diria Vicente Matheus: é importante ver que a internet tem o poder para ajudar de verdade quando se é necessário, mas por outro lado esse tipo de vigilantismo é polêmico. As fotos estão sendo divulgadas sem nenhuma distorção do rosto das pessoas, que podem ou não ser os responsáveis. Um usuário lembrou do caso de Richard Jewell, um policial que evitou um atentado a bomba em Atlanta durante as Olimpíadas de 1996, ao encontrar uma bomba e alertar as autoridades. Foi considerado suspeito e, apesar de nunca ter sido indiciado, foi sumariamente condenado pela mídia, o que acabou com sua vida pessoal. Ele passou os anos seguintes processando os canais midiáticos que nunca se retrataram, apesar do real culpado ter sido identificado posteriormente.

Em 2006 o então governador do estado da Geórgia o agradeceu pelos serviços prestados, mas esse reconhecimento veio tarde: com a saúde debilitada e sofrendo de problemas no coração e pulmão além de diabetes, Jewell faleceu no ano seguinte, aos 44 anos.

O usuário Oops777 avisa que todas as informações são repassadas para o FBI, mas eu acredito que deveria haver mais cuidado ao tornar essas imagens públicas; não dá para ter certeza quem tem culpa no cartório e quem não tem, é melhor deixar isso com quem entende do assunto. Mas toda ajuda é bem vinda.

Fonte: The Atlantic.

relacionados


Comentários