Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple e Samsung dominam 100% dos lucros do mercado de smartphones

Apple e Samsung dominam 100% dos lucros do mercado de smartphones

Apple e Samsung foram as duas únicas fabricantes que lucraram com os smartphones no 1º trimestre de 2013.

11 anos atrás

A BlackBerry pode cobrar praticamente um RIM (R$ 2.450) pelo Z10 aqui no Brasil, mas isso não fará ela recuperar tão cedo o prejuízo mundial que toda fabricante de smartphone, que não seja Apple ou Samsung, sofreu no primeiro trimestre do ano.

Entre janeiro e março de 2013, a Apple obteve 57% dos lucros mundiais no mercado de smartphones. Os outros 43% foram para o resto também conhecido como Samsung, um sinônimo imediato para Android. Qualquer outro aparelho de telefonia esperta fabricado pela Nokia, BlackBerry ou qualquer outra marca insignificante demais para ser mencionada no presente texto disputou o terceiro lugar sem obter lucros em tal período de tempo.

Laguna_MobileProfit_08mai2013

Só existem duas fabricantes lucrativas de smartphones, o resto nem merece ser mencionado no momento.

E a situação já foi bem pior: no trimestre anterior, Apple e Samsung conseguiram juntas a proeza de acumularem mais de 103% dos lucros do mercado de smartphones graças aos fortes prejuízos que outras fabricantes de smartphones sofreram no último trimestre de 2012. Lembrando que uma soma de participação acima dos 100% parece ser possível graças à conta financeira maluca que inclui as perdas operacionais das empresas concorrentes em tal mercado como participação negativa.

Pelo visto não adianta muito os usuários amarem mais o Windows Phone que o Android ou mesmo os belos comerciais de brigas em casamentos: embora a Microsoft tenha bem mais chances de ter a 3ª plataforma mobile mais lucrativa, qualquer estreante poderia, em tese, tomar o terceiro lugar no mercado mobile sem fazer muito esforço, basta dar lucro à fabricante e aos desenvolvedores.

relacionados


Comentários