Meio Bit » Arquivo » Games » Criando temas para o PSP

Criando temas para o PSP

16 anos e meio atrás

Uma das coisas mais legais do PSP é sua dashboard. Limpa, bonita e funcional. Mesmo assim muitos donos do portátil já tiveram vontade de mudá-la. Na versão 3.70 do firmware a Sony possibilitou isso e lançou alguns temas oficiais para o aparelho. Alguns dias depois, a empresa tomou uma atitude até certo ponto inesperada: lançou um editor de temas para o público. Além da facilidade de manuseio do programa, o interessante é que os temas ficam na memória interna do PSP e continuam funcionando mesmo que você tire o memory stick.

Alguns leitores deviam estar se perguntando porque nunca mencionei nada sobre isso aqui, mas foi por que eu estava testando o Custom Theme Converter e resolvi criar um tema exclusivo. Vou aproveitar e dar algumas dicas de como usar o software para que você possa fazer seu próprio tema além de disponibilizar meu primeiro tema para download.

Os temas do PSP são basicamente divididos em duas partes, o wallpaper e os ícones. O software utiliza imagens bmp para os wallpapers que devem ter a medida de 480x272 px. Já os ícones deverão ser um arquivo PNG que pode ter transparência e deverão ter as seguintes medidas:

Category: 64x48

First Level: Icon Body - 48x48 | Icon Focus - 64x64 

Second Level: Icon Body - 32x32 | Icon Focus - 48x48

Vale mencionar que os Icon Body são os ícones normais, já os Icon Focus é a imagem mostrada ao selecionar algum item.

Você terá que criar ainda um ícone com dimensão de 16x16 que será mostrado na tela de seleção de temas e uma imagem com 300x170 px que servirá para o usuário ter uma idéia de como é seu tema.

Sabendo essas informações o resto do programa é bem intuitivo e permite que qualquer pessoa personalize sue portátil como quiser. O mais difícil e trabalhoso será escolher os ícones que serão usados e nesta parte é bom você ter paciência pois a dashboard do PSP conta com 34 ícones, sem contar as variações usadas na Icon Focus.

A expectativa é que em pouco tempo comecem a surgir vários temas criados pelos usuários e isso irá trazer mais uma vantagem para o PSP. Só é uma pena não dar para mudar  a cor das fontes pelo software, mas espero que em breve isso seja possível.

Baixe o tema Metalic System.

relacionados


Comentários