Meio Bit » Arquivo » Hardware » Lockheed Martin testa com sucesso seu novo pew-pew-pew

Lockheed Martin testa com sucesso seu novo pew-pew-pew

O futuro chegou: Veja um laser totalmente operacional obliterar no ar um míssil inimigo.

11 anos atrás

DeathStar3

OK, ADAM - Area Defense Anti-Munitions não é nem de longe tão chamativo como Estrela da Morte, Raio do Terror ou outro nome criado por gente realmente maligna, mas ele cumpre sua função. Não a de destruir um planeta e torrar ursinhos carinhosos pré-históricos, mas servir para identificar e eliminar artilharia inimiga.

Com capacidade de rastreio passivo (ui!) em um raio de 5 km, e destruição em 2 km, ADAM é um HEL – Laser de Alta Energia que emite um feixe infravermelho de 150 kW, capaz de detonar morteiros, foguetes, mísseis e balas de canhão.

O custo por tiro é muito mais barato que um sistema antimísseis convencional, não fica sem munição e a menos que algo dê errado, ele não erra.

A Lockheed Martin já havia demonstrado o ADAM contra um foguete preso a um cabo. Ficou meio malocado, mas…

Em Abril último fizeram testes à vera, colocando o bicho contra foguetes Qassam, do tipo usado pelo Hamas para atacar Israel, e populares entre rebeldes pelo mundo afora.

O resultado é lindo, veja:

Claro, geeks ficam decepcionados pelo laser ser infravermelho, idealmente deveríamos ver alguma coisa, mas não se pode ter tudo.

O mais legal é que o ADAM é portátil, cabe em um caminhão, e futuramente será integrado em um veículo próprio, aposto. Outra vantagem é que como não usa projéteis, não ocorre o efeito colateral indesejado de, bem… eles caírem em algum lugar, ou em cima de alguém, como ocorre com o C-RAM, sistema semelhante atualmente em uso, baseado no canhão naval PHALANX:

Fonte: GM.

relacionados


Comentários