Meio Bit » Arquivo » Games » Google comemora os 37 anos de Breakout colocando o game no Image Search

Google comemora os 37 anos de Breakout colocando o game no Image Search

Acabe com sua produtividade: jogue Breakout no navegador!

11 anos atrás

Breakout no seu browser

Apesar de ter uma infinidade de clones (de Arkanoid da Taito até Alleyway da Nintendo - nesse último a navezinha era pilotada pelo Mario), foi Breakout o primeiro game de destruição de tijolos, lançado pela Atari em 1976 e feito em cima do clássico Pong, da mesma empresa.

A história de seu desenvolvimento é curiosa: Nolan Bushnell e Steve Bristow desenvolveram o conceito do jogo, uma versão do Pong onde você destruiria os bloquinhos com a bola e uma das barras do jogo. Bushnell estava convencido que o game faria sucesso, só precisava de alguém para o trabalho pesado. Foi aí que ele lembrou de um programador problemático, um hippie que havia voltado da Índia, se recusava a tomar banho e foi transferido para o turno da noite por esse motivo, mas que ele sabia que era um gênio. Seu nome: Steve Jobs.

Jobs e Woz em foto de 1974, um pouco antes do primeiro entrar na AtariBushnell designou Jobs a desenvolver um protótipo, prometendo-lhe 750 dólares e mais um bônus de 100 dólares por chip economizado. Jobs disse que o game estaria pronto em quatro dias. Ele então correu para seu parceiro Steve Wozniak (à época trabalhando na HP) e contou sobre o projeto e a grana, mas não mencionou o bônus e ainda disse que o timeline foi imposto pela Atari. Woz já havia feito engenharia reversa no Pong e conhecia os macetes dos chips, mas mesmo assim isso lhe consumiu quatro dias de trabalho ininterruptos, e Jobs ainda meteu o bedelho dizendo que o Score deveria ficar em baixo da tela, mas Woz o manteve no alto.

Conclusão: Jobs entregou o protótipo no tempo estabelecido (que acabou não sendo usado; Woz o compactou tanto que usou apenas 42 chips, e os técnicos da Atari simplesmente não conseguiram entender o que ele fez. Acabaram desenvolvendo uma versão própria, usando 100 chips), embolsou o bônus e Woz recebeu apenas US$ 375. Ele e Bushnell só descobririam que foram passados para trás tempos depois.

Mas chega de enrolar: para comemorar seu aniversário  o Google colocou um easter egg em que você pode matar o tempo (e sua produtividade) jogando no navegador.

É fácil: vá no Image Search, digite "Breakout Atari" (ou clique aqui) e me amaldiçoe pelo resto do dia. 🙂

relacionados


Comentários