Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon EF 200-400mm f/4 L IS USM

Canon EF 200-400mm f/4 L IS USM

EF 200-400mm f/4 L IS USM: para animar os fotógrafos de esporte, natureza e outros voyeurs, a Canon acaba de anunciar mais uma lente com grande distância focal!

11 anos atrás

Estava analisando um catalogo de lentes esses dias e fiquei impressionado com a quantidade gigantesca de possibilidades que cada empresa coloca a disposição de seus consumidores. Isso também sem levar em conta as possibilidades dos produtos genéricos e paralelos que estão invadindo o mundo ocidental vindos de fábricas do Oriente (alguns anos atrás era muito mais complicado encontrar esse tipo de equipamento em terras nacionais). O fato é que todas essas opções também são acompanhadas de um preço igualmente gigantesco e que nos fazem sentir certa impotência perante a qualidade máxima inalcançável (pelo menos para fotógrafos que não entraram no nível Semi-Deus). Porém, com o tempo (e com a maturidade), você percebe que não precisa ter dezenas de lentes e que um Kit pequeno é suficiente para suas necessidades e você estará, pelo menos em parte, livre do apelo mercadológico consumista.

Esse pequeno devaneio serve como introdução do texto verdadeiro desse post. A Canon acaba de anunciar mais uma lente com grande distância focal e que deve fazer a felicidade dos fotógrafos de esporte, natureza e dos voyeurs de plantão. A EF 200-400mm f/4 L IS USM é uma lente de padrão profissional e que, dada sua distância focal, não deve se encaixar em usos diferentes dos já citados.  Acho que o bacana dessa lente é que ela já vem com um teleconversor incorporado que eleva a distância focal da lente para uma 280-560mm (f/5,6) apenas rodando uma pequena alavanca na base do corpo da lente. Embora se perca muita luz no processo, o artifício pode ser muito bem utilizado em um momento de emergência. A lente é construída com 25 elementos distribuídos em 20 grupos, possui diafragma com 9 laminas sendo que a abertura mínima é de f/32, a distância mínima de foco fica em 2m e o estabilizador de imagem garante (segundo a empresa) até 4 pontos de luz. O teleconversor incorporado é construído com 8 elementos divididos em 4 grupos.

E tudo isso com a qualidade inerente a série L da Canon que destaca as melhores lentes. A EF 200-400mm é construída com material resistente e, mesmo com a adição do teleconversor, o peso fica dentro do padrão encontrado nas lentes dessa distância focal. Nesse caso são 3620g. A lente é resistente à água e poeira e possui revestimento de fluor nos elementos óticos frontais que dificulta que terra se fixe no local. A nova Canon EF 200-400mm f/4 L IS USM deve chegar ao mercado no fim de maio com o singelo preço de US$ 11.800,00.

Canon200_400mm_IS

relacionados


Comentários