Meio Bit » Demais assuntos » Astrônomos filmam maior impacto já registrado na superfície da Lua

Astrônomos filmam maior impacto já registrado na superfície da Lua

NASA filma a maior explosão registrada na superfície da Lua. Não se preocupem, São Jorge não sofreu nada. Quer dizer, sofreu mas vendo o final da novela...

11 anos atrás

le_voyage_dans_la_lune

A gente tende a achar que asteróides e meteoritos são raros, mas todo dia a Terra é bombardeada por 100 toneladas de material espacial, quase todos do tamanho de um grão de poeira ou menor. Os grãos formam as chamadas estrelas cadentes comuns, que vemos de noite, em qualquer região sem poluição luminosa. Outros objetos maiores também aparecem de vez em quando, mas raramente chegam ao solo. Nós temos um escudo excelente, que nenhum grupo de Ursinhos Carinhosos Ensandecidos conseguiria desligar: a atmosfera.

A Lua não tem tanta sorte. Qualquer coisa que seja capturada por seu poço gravitacional vai chegar na superfície intacta, o que gera resultados espetaculares, como mostra a monitoração da NASA, que desde 2005 registrou mais de 300 impactos.

Dia 17 de março registraram o maior deles. Maior mesmo. 10 vezes mais potente que qualquer outro no período. Estimado em 40 kg, o meteoróide acertou a Lua em cheio, explodindo no chão com energia equivalente a 5 toneladas de TNT. Por um momento o brilho da explosão atingiu magnitude 4.

Qualquer um olhando para a Lua no exato momento veria um ponto de luz surgindo e depois esmaecendo. Um pequeno espetáculo cósmico, daqueles que dadas as probabilidades a gente só vê uma vez na vida. Pena que andamos o tempo todo olhando pro chão…

Felizmente os equipamentos da NASA registraram o evento. Veja que lindo:

 

Fonte: d’oh

relacionados


Comentários