Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus e o fim das câmeras básicas

Olympus e o fim das câmeras básicas

Para se concentrar nas câmeras mais avançadas (e profissionais) a Olympus decidiu desativar, gradativamente, a sua linha de câmeras mais básicas, a Série V (smartphones agradecem).

11 anos atrás

Será que o futuro está se tornando realidade? Sempre falei que câmeras fotográficas deveriam ser avaliadas por sua qualidade e que todas deveriam ter um mínimo de características positivas. Câmeras mais baratas e péssimas teriam a tendência de desaparecer, ou serem substituídas por celulares em suas funções mais básicas. A Olympus parece ser o primeiro grande fabricante de câmeras fotográficas a acreditar nessa nova realidade. Aliás, eu estou sentindo isso na pele. Já tenho alunos em cursos de introdução a fotografia que não possuem câmeras fotográficas, mas sim Smartphones, que suprem todas suas necessidades com imagens. No começo da Era da Fotografia Digital todos queriam ter dinheiro para comprar sua primeira câmera compacta. Hoje as pessoas estão abrindo mão disso para investir em um celular que realize várias funções. Um dos motivos pelo qual temos hoje câmeras fotográficas que tentam agrupar várias dessas funcionalidades.

Voltando ao assunto da Olympus, a empresa decidiu desativar, gradativamente, a sua linha de câmeras mais básicas, a Série V. A decisão foi tomada por conta dos resultados negativos nas vendas durante o ano de 2012. Ao que tudo indica, a empresa planeja que a produção caia de 5,7 milhões de câmeras para 2,7 milhões de câmeras já em 2013. Olha que não é um abatimento pequeno na linha de produção. A Olympus agora vai se concentrar em câmeras mais avançadas (e caras) e nos equipamentos com lentes intercambiáveis. A própria Fuji já provou que investir na parcela da população com poder aquisitivo mais alto pode ser uma boa. Vender menos, faturar mais e ter menos trabalho.

Será que a moda vai pegar? Câmeras básicas fora, celulares dentro? Só o futuro vai contar essa história, mas o importante é que a fotografia continua firme e forte.

olymus_sérieV_abandonada

Fonte: The Wall Street Journal.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários