Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Tecnologia Star Trek do Dia: NASA testará impressoras 3D na Estação Espacial

Tecnologia Star Trek do Dia: NASA testará impressoras 3D na Estação Espacial

Parece Star Trek, mas é realidade. NASA vai usar impressão 3D para produzir no espaço peças de reposição para a Estação Espacial Internacional

11 anos atrás

Star_Trek_Replicator

Em Star Trek (ao menos nas séries passadas no século XXIV) uma tecnologia pervasiva é a de replicadores. Usando os mesmos princípios dos teletransportes, eles servem para produzir alimentos, objetos e substâncias químicas, baseados em padrões armazenados nos computadores e usando energia dos reatores de matéria-antimatéria.

Em teoria (comprovada, E=MC²) a quantidade de energia para produzir uma xícara de chá (Earl Grey, quente) é imensa. Por outro lado, é a mesma energia contida em uma xícara de chá, assim bastaria aniquilar ½ xícara de matéria com meia xícara de antimatéria, canalizar pro replicador, e teríamos nosso chá.

Outro uso dos replicadores é a produção de peças de reposição. Ao invés de um almoxarifado cheio de peças que ninguém sabe quando vai precisar, eles produzem a peça sob demanda. Isso economiza enormes quantidades de espaço e energia, pois você não precisa carregar o peso das peças desnecessárias.

Isso tudo parece ficção científica, mas vai deixar de ser, em agosto de 2014. Nessa data a NASA irá levar para a Estação Espacial Internacional uma impressora 3D, projetada para funcionar em gravidade zero.

Não vão ficar imprimindo bonequinhos ou armas espaciais 3D, o uso será bem mais prático. Segundo a NASA pelo menos 30% dos componentes da Estação Espacial podem ser substituídos por versões impressas em 3D. Isso significa que ao invés de levar uma tonelada de peças de reposição, podem levar 20 kg de plástico-matriz (inventei agora, não estou com saco de achar o nome certo) e, CASO seja necessário imprimir as peças.

Essa tecnologia é essencial para qualquer missão espacial de maior duração. Uma viagem a Marte não é mais concebível sem um equipamento capaz de imprimir as milhares de pequenas peças que compõe as partes não-essenciais de uma nave espacial.

Claro, é fato que mesmo assim eles vão imprimir uma Enterprise miniatura quando ninguém estiver olhando.

Fonte: NBC News.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários