Meio Bit » Arquivo » Hardware » Mercedes-Benz e um QR Code que pode salvar a sua pele

Mercedes-Benz e um QR Code que pode salvar a sua pele

Mercedes-Benz passará a incluir adesivos con QR Codes contendo todas as informações de segurança de seus veículos, o que pode fazer a diferença numa emergência

11 anos atrás

Mercedes QR Code

Há uma certa discussão sobre a utilidade geral dos QR Codes. Criados para facilitar o acesso a links num tempo em que digitar um endereço HTML num celular com teclado alfanumérico era uma tortura, elers eram uma solução rápida e prática. Muita gente diz que devido à evolução os QR Codes são inúteis, mas não é verdade. Eles podem muito bem ser utilizados de outras formas, desde peças de marketing até conteúdo extra em mídia impressa. Inclusive há um ótimo artigo sobre o tema.

A Mercedes-Benz pensa da mesma forma, e está desenvolvendo um sistema simples que pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas.

Todos os carros na Alemanha devem conter documentos com os Protocolos ADAC - a versão local dos Protocolos AAA que conhecemos por aqui. Informações como localização de airbags, bateria, cabos, onde a carroceria deve ser cortada em caso de acidentes... enfim, informações essenciais que policiais, paramédicos e bombeiros precisam ter sempre à mão. Problem is, nem todo mundo carrega essa papelada, o que dificulta o trabalho dos oficiais, que precisam eles mesmos ter os manuais ou são obrigados a recorrer a uma consulta online. E numa emergência, cada segundo é precioso.

É aí que entra o QR Code. Com dois adesivos instalados, um na tampa do combustível e outro na coluna B, qualquer um com um smartphone terá acesso na hora a todas as informações necessárias que podem fazer uma diferença danada numa situação de resgate. A partir desse ano todos os carros da Mercedes-Benz já sairão de fábrica com os adesivos.

Na verdade limitar o pioneirismo da Mercedes só a isso é uma baita injustiça. A montadora alemã foi a primeira a introduzir pré-tensionadores nos cintos de segurança, airbags, freios ABS... a lista de inovações é realmente enorme.

É uma iniciativa que deveria ser imitada por todas as montadoras, porque é o tipo de alternativa simples que salva vidas, e nós agradecemos.

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários