Meio Bit » Arquivo » Segurança » Segurança Máxima: A lista de palavras que o Governo dos EUA monitora na Internet

Segurança Máxima: A lista de palavras que o Governo dos EUA monitora na Internet

Algumas situações merecem um facepalm, como este caso onde uma organização conseguiu através de meios Legais acesso à lista de palavras monitoradas pelas agências de segurança dos EUA.

11 anos atrás

segurancamaxima

A Internet meio que não se decide. De um lado teóricos da conspiração acreditam em um Governo dos EUA malignamente eficiente, capaz de forjar pousos na Lua, matar presidentes, manipular indústrias e vigiar cada passo de seus cidadãos, com homens de preto e helicópteros negros.

Curiosamente quando acontece algum atentado terrorista ou bobagens como o pessoal da Receita Federal ser apanhado de calças curtas prejudicando adversários do Obama, a incompetência governamental atinge graus infinitos.

No meio disso tudo está a monitoração de comunicações eletrônicas, algo feito desde sempre, mas que hoje cai no problema de simplesmente existir muito mais comunicação do que gente pra analisar. Uma das saídas mais preguiçosas e ineficientes (por isso mesmo) foi escolhida pelas agências dos EUA: Palavras-chave.

Assim terroristas que queiram cometer atentados e usarem os termos bomba e atentado, serão vigiados.

Há grupos que consideram mesmo essa forma de monitoramento errada, como o EPIC, que utilizando do Freedom Of Information Act exigiu que fosse divulgada uma lista dos termos pesquisados.

Neste link do Daily Mail temos a lista completa. É hilário saber que termos como Porco, Coréia do Norte, Nuclear, NUVEM, Ebola, Polícia, Vazamento, Queimadura, SWAT, Hacker E “social media” disparam alarmes no Departamento de Homeland Security. Jack Bauer não deve nem conseguir dormir.

Os conspiradores dirão que não são esses os termos utilizados, e que foram divulgados apenas como forma de despistamento. SE isso for verdade, então terroristas podem começar a escrever usando esses mesmos termos. De qualquer jeito, mesmo em se tratando de gente que acha uma boa idéia vestir um casaco de C4, só os muito, muito burros conversariam em canais abertos sem usar codinomes para tudo.

relacionados


Comentários