Meio Bit » Arquivo » Indústria » WiSee, tecnologia que reconhece seus movimentos usando apenas Wi-Fi

WiSee, tecnologia que reconhece seus movimentos usando apenas Wi-Fi

Projeto consegue identificar gestos de pessoas em vários ambientes usando apenas redes Wi-Fi.

11 anos atrás

la-fi-tn-20130604-001

Usar gestos para controlar sua TV, a iluminação de casa e outros equipamentos eletrônicos já é algo real. Caro, bem caro, mas que já existe em escala comercial. Mas para isso, é necessário instalar sensores, câmeras e outros aparatos que enxergam os comandos do usuário.

Pesquisadores da Universidade de Washington criaram um sistema que usa Wi-Fi (e apenas o Wi-Fi) para detectar seus gestos. Chamado de “WiSee”, este protótipo consegue medir com certa precisão o efeito Doppler criado pelos movimentos que a pessoa faz em ambientes nos quais existem a rede sem fio.

O princípio é o mesmo que radares meteorológicos utilizam para mensurar a interação das antenas de feixes direcionais, com aproximação ou afastamento de um determinado alvo, medindo assim sua velocidade radial. Como o efeito Doppler altera a frequência recebida, de cima pra baixo na velocidade radial do alvo, a medição costuma ser eficiente.

A precisão média dos comandos é de 94% com desvio padrão de 4,6% quando trabalhando com nossos nove gestos pré-identificados” - afirmam os pesquisadores.

A principal diferença deste protótipo é que ele consegue detectar os gestos mesmo quando feitos em uma sala ao lado. Os testes que evidenciam seu funcionamento e precisão foram realizados em um apartamento de dois quartos. Além disso, uma estação base Wi-Fi com várias antenas seria capaz de distinguir os movimentos de várias pessoas ao mesmo tempo, embora os cientistas sugiram que cada pessoa realize seu comando de cada vez.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=VZ7Nz942yAY]

Evidentemente é um projeto que está em seu começo, muita coisa ainda precisa ser feita para tornar o WiSee um produto comercialmente viável. Mas os autores podem estar desenvolvendo uma solução tecnológica para o controle de uma casa inteligente, fazendo uso de recursos que já estão presentes na maioria dos lares com Internet hoje em dia.

Durante seu aprimoramento, com certeza surgirão bugs que vão permitir ligar e desligar a TV de alguém em outro cômodo ou diminuir o aquecimento do chuveiro. Mas na minha opinião, a principal vantagem de se ter um sistema desse é ele vai forçar os fantasmas e autores de atividades paranormais a inventarem outras formas de assustar o povo.

Gente, o rádio ligou sozinho!!” - Desculpa, eu que espreguicei aqui…

Fonte: Universidade de Washington via LA Times.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários