Meio Bit » Arquivo » Hardware » E a NASA imita Kubrick até no banheiro

E a NASA imita Kubrick até no banheiro

Qual a dificuldade de obrar onde nenhum homem jamais esteve? Veja a ficha de consulta rápida do Banheiro Espacial da NASA e tire suas conclusões

11 anos atrás

banheirodokubrick

Em uma das raras cenas de 2001 – Uma Odisséia no Espaço onde o espectador consegue relaxar e rir, Heywood Floyd aproveita seu vôo na nave Orion da Pan Am até a estação espacial em órbita da terra. Depois de um jantar na base do canudinho (hoje é mais tranquilo), ele vai até o banheiro de gravidade zero, e dá de cara com as instruções.

Já mostramos aqui, em um vídeo da astronauta Sunita Williams a complexidade do banheiro da Estação Espacial, mas agora ficou definitivamente provado que para fazer o Número 1 ou o Número 2 você precisa de bem mais que os dez passos que Kubrick, aquele otimista incurável descreveu em 2001.

Thomas Pesquet, astronauta francês, postou no Twitter uma foto da ficha de instruções do banheiro da Estação. Não é o Wolowitz Zero-Gravity Waste Disposal System, mas poderia ser. Note, não é o manual, é uma ficha de consulta rápida.

banheiroespacial2

O melhor de tudo é saber que as Leis da Física são implacáveis, então antes de fazer o Número 2 o sujeito tem que se prender a cintos de segurança, senão será impulsionado pelas mesmas Leis utilizadas pelo foguete que o colocou em órbita. OK, pensando bem não é uma imagem muito digna, talvez por isso em 10 anos de Star Trek e Nova Geração nunca tenham mostrado o banheiro da Enterprise.

relacionados


Comentários